A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação que acontece todos os anos contra a Gripe Influenza começa nesta quarta-feira (12), em Alagoinhas (BA), e vai até o dia 8 de junho de 2021. Essa vacinação está sendo realizada em todas as unidades básicas de saúde do município, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h. É direcionada a pessoas idosas com 60 anos ou mais e professores. A terceira etapa da campanha para novo público acontece no período de 9 de junho a 9 de julho de 2021.
O intervalo entre a vacina contra o Covid-19 e a vacina contra a Influenza deve ser de, no mínimo, 14 dias. Por isso, é obrigatória a apresentação do cartão de vacinação mais RG e CPF. Professores devem levar também o contracheque.
Os familiares das pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção podem procurar a unidade de saúde mais próxima para realizar o agendamento da vacinação. Na data marcada, a equipe de saúde vai até o domicílio.
O público contemplado na primeira fase (crianças, gestantes, profissionais de saúde e mulheres em até 45 dias de pós-parto) ainda pode ser vacinado nesta segunda fase.
Influenza ou Covid-19?
De acordo com as orientações do Ministério da Saúde, as pessoas devem dar preferência à imunização contra o novo coronavírus, caso estejam no grupo prioritário estabelecido para as duas vacinas.
A recomendação é que pessoas com suspeita de Covid-19 devem adiar a vacinação contra a Influenza. Como a piora clínica pode ocorrer até duas semanas após a infecção pelo novo coronavírus, o ideal é que deixe para vacinar depois da recuperação clínica total do quadro de Covid-19 e, pelo menos, quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas do resultado positivo por PCR em pessoas assintomáticas.
É por meio dessa vacinação contra a gripe que se consegue reduzir complicações, internações e mortalidade, decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. Esta versão protege contra as três cepas de vírus que mais circularam no hemisfério Sul.
Medidas Preventivas
Além de se vacinar contra a Influenza, a população precisa adotar cuidados similares às que protegem contra o novo coronavírus: lavar e higienizar as mãos com frequência, em especial após tossir ou espirrar; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; e evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripes.
Contraindicações
Segundo o Ministério da Saúde, crianças que receberam pelo menos uma dose da vacina Influenza em anos anteriores devem receber apenas uma dose em 2021. Doadores de sangue vacinados contra a influenza devem ser considerados inaptos para doação pelo período de 48 horas após a imunização. A vacina é também contraindicada para crianças menores de 6 meses e para pessoas com histórico de alergia a seus componentes.
Fonte: ASCOM Alagoinhas e Ministério da Saúde | Foto: Roberto Fonseca