Para quem ama natureza e se encanta com os fenômenos naturais, maio chegará trazendo dois: a superlua e um eclipse da lua, também conhecido como Lua de Sangue. Acontecerá na próxima quarta-feira, 26 de maio.
A Superlua é uma lua cheia que se encontra no seu ponto mais próximo da terra, uma vez que sua rotação é elíptica. O ponto mais distante é chamado de apogeu e o mais próximo é chamado de perigeu. Mas o perigeu não é um fenômeno raro, pois ocorre todos os meses. Isso porque a lua demora aproximadamente 28 dias para dar uma volta completa ao redor da Terra, passando por suas 4 fases.
Quando a lua está no perigeu, fica aparentemente 15% maior e 30% mais brilhante. Mas a superlua só ocorre quando sua passagem pelo perigeu acontece durante a fase da lua cheia, pois pode ocorrer em qualquer uma de suas fases.
O que tornaria este fenômeno ainda mais especial? Um eclipse total da lua acontecendo no mesmo dia. Trata-se da passagem da lua pela sombra escura da Terra, deixando-a com uma cor vermelho sangue, por isso ela também é conhecida como Lua de Sangue. Porém, infelizmente este fenômeno não poderá ser visto do Brasil, somente do Japão, Austrália e do oeste da América do Norte.
Aqui no Brasil, durante o eclipse total da lua, já terá amanhecido, por esse motivo não dá para acompanhar. Mas podemos ficar felizes em apenas poder observar a superlua que estará brilhando enorme no céu.
Fonte: ON Adventure