Como parte das atividades socioeducativas que vêm sendo desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social (SEMAS) na Unidade Municipal para Pessoas em Situação de Rua, na tarde desta segunda-feira (12), foi realizada uma palestra sobre Agricultura Familiar. O objetivo foi motivar os acolhidos para o manejo das atividades agrícolas, e fazer com que adquiram mais habilidades para o sucesso da horta que está sendo construída no local.
A iniciativa, de acordo com a equipe multidisciplinar que cuida do local, além de ser mais uma formação que vai contribuir para a geração de renda e emprego dos acolhidos, é um incentivo à melhoria no nível de sustentabilidade das atividades no setor agrícola, uma vez que os produtos da Agricultura Familiar são mais saudáveis, porque no seu manejo, não são utilizados agrotóxicos.
A Unidade Municipal para Pessoas em Situação de Rua fica localizada na antiga sede da SEMAS (rua Severino Vieira, 1077), e tem capacidade para abrigar 40 pessoas. Por dia, são disponibilizadas três refeições, além de lanche à tarde e no final da noite. Os usuários contam com equipe multidisciplinar – coordenação, assistente social, psicólogo, educadores e vigias – que desenvolve atividades físicas, artesanato, realiza roda de conversas com os acolhidos, atua para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, oferece atendimentos psicológicos, odontológicos e médicos, inclusive na área de saúde mental.
Fotos: Secretaria de Assistência Social (SEMAS)
Fonte: SECOM