Mais uma escola muito esperada foi reinaugurada pela Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC). Dessa vez, a Escola Municipal Escola Senhor do Bonfim, juntamente com a Quilomboteca, foi entregue no domingo (21) na comunidade do Buri.
Na requalificação completa da unidade foram feitos o retelhamento, instalação de bicas, janelas novas, grades, construção de passeio externo, piso cimentado interno, forro, revestimento, adequações na cozinha, revisões elétricas e hidráulicas, cobertura em estrutura metálica, pintura geral, pintura artística no muro frontal e serviços de paisagismo.
O prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto, afirma que a nova requalificação é mais um ganho para a educação do município. “Mais uma requalificação de uma escola distante da sede da cidade, como é o caso do Buri, é muito importante. O Buri tem uma tradição muito forte, a tradição quilombola, junto com o Catuzinho, foram investidos 250 mil reais com recursos próprios da Prefeitura de Alagoinhas para dar mais conforto e para desenvolver melhor os nossos alunos. É uma meta que nós perseguimos com muito afinco, com muita vontade é de deixar a educação de Alagoinhas, a melhor da Bahia”, contou o gestor.
Na nova escola também foi instalada a primeira “Quilomboteca” da Rede Municipal de Ensino, outra entrega importante que será feita pela Secretaria Municipal da Educação (SEDUC). O secretário de Educação, Gustavo Carmo, ressaltou o quanto esse momento representa para a comunidade.
“Hoje é mais um momento feliz, mais uma entrega da Secretaria Municipal de Educação. Aqui no Buri, a Escola Senhor do Bonfim totalmente requalificada e ainda com uma inauguração da nossa primeira biblioteca no estilo Quilomboteca, um equipamento que traz material didático e traz material do campo das artes para uma comunidade tão importante”, explica ele sobre as mudanças na comunidade quilombola.
O equipamento será destinado para a realização de atividades literárias e arte-educativas, como teatro, dança e música, com objetivo de fortalecer a identidade negra e quilombola das crianças, o espaço também será implantado nas outras escolas quilombolas do município.
A diretora da escola, Roberta Ferreira Souza, comemorou a nova aquisição. “A nossa alegria com essa reforma é muito grande porque era um sonho antigo nosso. Poder ver a escola com essa estrutura que está hoje, para receber as nossas crianças, é muita satisfação, principalmente ver a qualidade que está garantindo uma qualidade de futuro mesmo para as crianças de educação das nossas crianças”, concluiu.
Confira mais imagens:
Fotos: Roberto Fonseca- SECOM
Fonte :SECOM