Uma reunião realizada na última quinta-feira(26) entre o prefeito Joaquim Neto(PSD), a primeira-dama e pré-candidata a deputada estadual Ludmilla Fiscina e o governador Rui Costa(PT) garantiu para Alagoinhas novos investimentos na área de infraestrutura, além de um convênio que garantirá a pacientes de municípios da região a realização de cirurgias eletivas.
Em contato com o programa Primeira Mão, da rádio Ouro Negro 100,5 FM/rádio web 2 de Julho, na última sexta-feira(27), Joaquim Neto contou detalhes do encontro e apresentou uma série de pedidos que foram levados por ele e sua esposa e aprovados pelo governador.
Ele citou: a pavimentação do trecho entre BR 101 e a comunidade do Rio Branco; a pavimentação e recapeamento de vias na localidade de Narandiba; o recapeamento do trecho entre a BR 101 e Boa união, estendendo o serviço até o centro do distrito alagoinhense; a pavimentação de vias do povoado do Estevão se estendendo até o a localidade do Macaquinho; a pavimentação do trecho entre a estrada do caminhoneiro e o Riacho do Mel; a pavimentação do trecho que liga a BR 101 até a comunidade Capoeira/Limoeiro; a pavimentação do trecho que liga a BR 101 ao eixo principal do Mangalô; a pavimentação do trecho que liga a BR 101 até a comunidade de Sauipe, estendendo até a praça da localidade; e a pavimentação de vias da comunidade Jorge Amado, antiga Rua do Papelão.
Além disso, o governador garantiu recursos para construção de um galpão de frutas na Central de Abastecimento de Alagoinhas e a reforma e pintura do estádio Antônio Carneiro, via Sudesb, incluindo a troca de todos os refletores do estádio por refletores de Led.
O pacote conquistado pelo casal Joaquim/Ludmilla não se restringiu apenas à Alagoinhas. De acordo com o prefeito, um convenio que será firmado com o Governo do Estado permitirá a realização de cirurgias eletivas de pacientes de outras cidades na rede municipal de saúde de Alagoinhas. O convênio deve permitir que cerca de 600 pacientes/mês de outros municípios possam realizar o procedimento cirúrgico em Alagoinhas.
Por falar em cirurgias eletivas, amanhã(30) a prefeitura de Alagoinhas inicia o mutirão de triagem para cirurgias eletivas. Os procedimentos, que vinham sendo realizados nos municípios vizinhos, serão oferecidos na rede pública da cidade após 20 anos. A ação acontece no Estádio Carneirão e segue nos dias 31 de maio e 01 de junho. De acordo com o prefeito cerca de 1500 pessoas devem ser atendidas nesses primeiros 3 dias, além de atendimentos, exames, consultas, entre outros..
O mutirão de triagem é a primeira etapa para zerar a fila e resolver a demanda reprimida da cidade. As especialidades médicas ofertadas para essa primeira etapa serão: cirurgias gerais de vesícula e hérnia, onde o paciente deverá procurar seus postos de saúde para serem avaliados. Na área de ginecologia com as cirurgias de laqueadura tubária ou ligadura das trompas para mulheres que tem 25 anos de idade ou mais e que tiverem mais de um filho, e a cirurgia de colpoperineoplastia ou plástica vaginal, cirurgia de histerectomia por mioma. Também será ofertada a cirurgia de vasectomia. Na segunda fase do projeto também será ofertado o serviço de retirada de nódulos de tireóide (para aqueles que tem indicação médica e precisam fazer uma punção para saber se tem indicação de retirar a glândula tireoide), e também cirurgias de hemorróida.
Por Caio Pimenta para o News Infoco