Por Mackson Viana
A tradicional procissão de Santo Antônio retorna no próximo dia 13 de junho (segunda), às principais ruas da cidade de Alagoinhas, depois de 2 anos do período da pandemia. A última romaria foi realizada em 2019, tendo um público estimado em 12 mil pessoas.
Segundo o pároco da Catedral de Santo Antônio, padre Genivaldo Almeida, neste ano são esperados cerca de 15 mil fiéis de Alagoinhas e região. “Depois de 2 anos em que não podemos fazer uma manifestação de fé em massa, 2022 é uma oportunidade para termos um momento de profunda comunhão entre os irmãos e irmãs”, afirma.
Ainda de acordo com o padre Gil, há também a expectativa da vinda de fiéis de outras cidades vizinhas de Alagoinhas. “Já temos confirmadas cerca de 15 caravanas que vem de outras cidades como Entre Rios, Inhambupe, Sátiro Dias, Aramari, Catu, Pojuca entre outras”, relata.
De acordo com informações da coordenadora da Pastoral da Comunicação da Paróquia de Santo Antônio (PASCOM), Camily Gomes, a procissão terá aproximadamente 2 horas de duração, tendo a imagem de Santo Antônio, padroeiro de Alagoinhas, acompanhado da imagem de Nossa Senhora, mãe de Jesus. Durante o percurso também terá um trio com atrações musicais católicas.
No retorno da procissão terá o início de um show com o padre Alessandro Campos, que é uma realização da Prefeitura de Alagoinhas. Ao final dos festejos à Santo Antônio terá uma queima de fogos.
Distribuição dos “Pãozinhos de Santo Antônio”
A tradição da entrega do pão bento de Santo Antônio é feita pela Igreja Matriz de Alagoinhas cerca de 80 anos.
Neste ano serão distribuídos aos fiéis aproxidamente 5 mil pãozinhos. A entrega será feita na Missa do Pão dos Pobres, às 7h, e no período da tarde, às 16h30, durante a Missa Solene em homenagem à Santo Antônio, conhecido como o “Pai dos Pobres” e também como o “Santo Casamenteiro”.
Segundo a tradição católica este pão representa a fartura para quem guarda junto com os alimentos.
Programação do Dia Festivo de Santo Antônio
- 13/06 (segunda-feira)
- 05h30: Alvorada Festiva
Responsáveis: Amigos do Padroeiro - 06h00: Reza do Terço de Santo Antônio
- 07h00: Missa do Pão dos Pobres
- Presidente: Pe. Antônio Ederaldo (Administrador Diocesano)
- 11h00: Missa da Gratidão
Presidente: Pe. Genivaldo Almeida - 16h30: Missa Solene
Presidente: Pe. Jodeclan Rabelo - 18h00: Procissão Solene pelas Ruas da Cidade
- 20h00: Bênção do Santíssimo Sacramento
- 20h30: Queima de Fogos