Por Mackson Viana
“Olha pro céu, meu amor! Vê como ele está lindo!”
Ele está todo enfeitado com bandeirinhas de todas as cores! O verde, o amarelo, o azul, o branco ou o vermelho deixam o céu mais alegre, iluminado e muito colorido!
Chegou a hora das fogueiras, apresentações de forró e danças de quadrilha junina. Está aberta a temporada do São João 2022 em Alagoinhas (BA), depois de dois anos de pandemia.
Os festejos acontecem de 17 a 24 de junho, contando com uma programação cultural de shows de renome nacional, sanfoneiros e músicos da região.
Para esquentar o friozinho que toma conta da nossa cidade, muitos alagoinhenses foram prestigiar na noite desta sexta-feira(17), o início do Arraiá de Alagoinhas 2022, no Mercado do Artesão, no Centro.
Os festejos foram iniciados com o tradicional “Esperando o Trem” que em dois dias de programação contará com mais de 20 atrações locais, prometendo preencher a lacuna do Trem do Forró que neste ano não acontece nos centenários vagões do trem da Estação Ferroviária São Francisco por decisão da VLI, empresa responsável pela operação ferroviária da cidade.
Atrações Musicais
Com mais de 60 anos de estrada, ao som do forró pé serra, a banda Caciques do Forró fez a abertura oficial do evento. O grupo musical interpretou mais de 20 canções de compositores nordestinos famosos como Flávio José, Alcimar Monteiro, Jorge de Altinho e Luiz de Gonzaga, o “Rei do Baião”.
A pedagoga Cristiane Mendes, 46 anos, prestigiou a festa, destacando a importância de preservar a tradição das festas juninas no Nordeste. ” O forró e as quadrilhas são
patrimônio cultural e imaterial. Todo esse movimento é fundamental para que as novas gerações conheçam os saberes dessa festa. Ela representa a celebração da colheita; porque quem planta também colhe”, relatou a professora de Geografia da rede pública estadual.
A segunda atração musical ficou por conta do cantor Kayky Ferreira, de 17 anos, natural de Ouriçangas (BA).
O jovem artista contagiou o público alagoinhense a estar mais juntinho, um do outro por meio do estilo dançante e romântico do arrocha. “Eu escolhi um repertório especial para arrasar os corações dos casais apaixonados”, revelou.
Com 7 anos de carreira, Kayky compartilhou com a equipe de reportagem do Folhão News, como iniciou sua história no universo musical. “Desde pequeno eu tenho contato com a música. Passei a ter uma paixão maior por essa arte quando eu participei do Festival de Música Fest in Canto, na cidade de Ouriçangas. A competição musical tinha concorrentes ecléticos do forró ao gospel. Eu conquistei o segundo lugar, ganhando a melhor interpretação do arrocha. Tudo isso foi graças ao incentivo dos meus pais e da diretora da escola onde eu estudava, professora Djnil (Meury). Ela também foi uma grande incentivadora da minha carreira”, relembrou o cantor.
Kayky Ferreira já gravou
3 CDs de arrocha e um videoclipe da música autoral “Gabi” que retrata a história de uma traição amorosa.
Em seguida, entrou no palco
Zé do André que contagiou o público com mais forró pé de serra ao som do triângulo, zabumba e sonfona.
Também passaram pelo palco montado no Mercado do Artesão, os grupos musicais Zezito do Acordeon
Martinho de Biritinga
Forrozão é o Bicho e Gilmar Sampaio.
Para encerrar a programação da noite, o arrasta-pé ficou por conta da atração musical “Forró Cabo a Rabo e Morango” que tocou e interpretou canções de Luiz de Gonzaga.
Promovido pela Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), o Arraiá da cidade, continua neste sábado (18), no Mercado do Artesão, a partir das 10h até 1h da manhã, com mais de 10 atrações. Dentre elas Daniel dos Oito Baixos, Araújo do Forró, Forró Improvisado, Jorge o Sanfoneiro, Os Canas do Forró, Alfredinho Pé de Serra, Forró Malandro, Forró Colher de Chá, Bruno Santana, Herisson Estilizado, Luizinho do Juazeiro, Forró Aceso, Muller Magno, Birão e Forrozão Beija Flor.
Ainda no sábado (18), a partir das 11h da manhã, o Mercado Artesão também será palco para o Expresso Band Forró. O evento é uma iniciativa da TV Band Bahia e tem o apoio da Prefeitura de Alagoinhas.