Por Mackson Viana
Na manhã deste domingo (19), o Ouvidor Geral do Município, David Ribeiro, anunciou durante a realização do projeto Ouvidoria nos Bairros, no Jardim Petrolar, que até 2024 há a previsão de realizar cerca de 50 mil atendimentos gratuitos desta ação social à população de Alagoinhas, para finalizar os dois mandatos do prefeito Joaquim Neto.
Durante ação itinerante, David Ribeiro fez um balanço parcial das atividades. “Já foram realizadas 25 edições do projeto até junho deste ano. Nós temos uma meta de promover ao todo 40, até o ano que vem. A iniciativa representa cerca de 50% do número de atendimentos da nossa Ouvidoria, dentro da avaliação anual. Então isso nos deixa muito motivados a continuar oferecendo serviços gratuitos à população”, revelou o ouvidor municipal.
Nesta edição, o Ouvidoria nos Bairros teve o apoio de 13 parceiros e das 19 secretarias municipais de Alagoinhas. A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) ofereceu ao público atendimento do Cadastro Único que permite o acesso aos programas e benefícios sociais do Governo Federal, tais como o Auxílio Brasil e o Vale Gás.
A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) prestou atendimentos médico, odontológico, orientações e coleta de preventivo, teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatite. Além desses serviços, foi oferecida a aplicação de vacinas de rotinas contra a gripe (influenza), hepatite B, tétano e febre amarela.
Segundo a apoiadora institucional da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), Isabela Lígia, quem ainda não tomou as vacinas de rotina, pode procurar um dos 35 Postos de Saúde da Família da Prefeitura. “Nós temos 25 unidades na cidade e 9 na zona rural. A vacina é disponibilizada de segunda a sexta-feira. Pela manhã das 8h às 11h30 e no período da tarde, das 13h30 às 15h30. No ato da vacina é obrigatório que o paciente leve um documento de identificação como o RG. Se tiver o cartão leve no ato da vacina, pois ele é importante para saber a dose exata que a pessoa vai tomar”, orientou.
A iniciativa também contou com outros parceiros da iniciativa privada que ofertaram serviços de atendimento de fisioterapia, nutrição, psicológico, exames oftalmológicos e laboratorias, massoterapia, Cras Itinerante, SAAE Itinerante, aferição de pressão, teste de glicemia, cálculo de IMC, momento de beleza e corte de cabelo.
O Ouvidoria nos Bairros é uma iniciativa da Prefeitura de Alagoinhas, realizada pela Ouvidoria Geral do Município desde 2017, com o objetivo de promover momentos de cuidados e bem-estar. “O projeto tem a missão de suprir as demandas reprimidas principalmente da população mais carente e aproximar as pessoas da gestão municipal”, destacou o ouvidor David Ribeiro.
A Vigésima Quinta Edição do Projeto Ouvidoria nos Bairros, realizada no Jardim Petrolar, contou com a presença do prefeito Joaquim Neto que estava acompanhado de seus assessores. Depois o chefe do executivo municipal assistiu a uma apresentação de capoeira em outra localidade do bairro.
A próxima ação do projeto está prevista para acontecer no último domingo de julho, na Comunidade Cruzeiro dos Montes.