Por Mackson Viana
Viva o São João! A abertura do Circuito Oficial dos festejos juninos 2022 de Alagoinhas (BA), foi embalado ao som do ritmo do forró pé de serra, arrocha, piseira, pagode e axé. De acordo com estimativa da polícia militar, mais de 40 mil pessoas lotaram a primeira noite de arraiá, nesta quinta-feira (23), na Avenida Joseph Wagner, para curtir o forrozeiro Alcymar Monteiro, Tonho Pé de Serra, Robinho Show, Banda Parangolé e a atração mais esperada do público jovem, o cantor Vitor Fernandes, o Rei do Piseiro.
Foi ao som afinado da sanfona, da zabumba e do triângulo que Tonho Pé de Serra abriu a programação da noite, às 20h e colocou todo mundo para dançar o arrasta pé com um repertório dos aclamados compositores nordestinos Gonzagão, Flávio José e Dominguinhos.
O tradicional forró contagiou o gestor ambiental Bruno Luís, 38 anos. Ele veio prestigiar a festa acompanhado da namorada colombiana, Fabíola Ocampo Quintero, 44 anos. “Após 2 anos de pandemia, esse é um momento de resgatar a tradição, a cultura e a diversão. Precisamos reanimar a alegria”, disse.
O casal de namorados Felipe Deiró, 33 anos e a autônoma, Beatriz Santos, 33 anos, chegaram cedo na avenida Joseph Wagner para se divertir no grande evento de São João da cidade. Eles estavam acompanhados da estudante Vitória Santos, 20 anos. “Esse é um passeio. Precisamos sair um pouco da rotina de casa”, declarou Vitória.
O São João de Alagoinhas também atraiu turistas de outros Estados. A professora mineira Alline Rocha, 38 anos, veio da cidade de Jequitinhonha, no norte de Minas Gerais, para passar as merecidas férias com a família. Na festa ela estava com o filho Antony Bonifácio, 2 anos, o esposo Thiago Prates, 35 anos, e a professora aposentada Terezinha Alves, 66 anos. “Essa é a realização de um sonho. É a terceira vez que estamos no Nordeste. A nossa família veio fazer um roteiro turístico para conhecer a cultura e as tradições do São João que nessa região é muito forte. Daqui de Alagoinhas vamos também conhecer outras festas de São João pelo Brasil. Iremos para Natal, Maceió e Campina Grande, no estado da Paraíba”, relatou Alline.
Por volta das 22h20, a festa ficou por conta do “Rei do Forró”. Alcymar Monteiro subiu ao palco e trouxe mais dose dupla do bom e tradicional forró. O cantor traduziu novos e antigos sucessos que continuam o legado deixado por Dominguinhos e Luiz de Gonzaga, o Rei do Baião. No repertório do artista, o público curtiu grandes canções como “Festrilha”, “Vaquejada”, “Bumba meu boi bumbá” e o grande sucesso do hit “Garçom” do cantor e compositor Reginaldo Rossi.
Alcymar Monteiro falou sobre a valorização da cultura e do povo brasileiro. “Foi na Bahia que o Brasil nasceu. Temos que valorizar as tradições culturais para as nossas futuras gerações. O meu maior prêmio como artista e ter vocês ao meu lado. Nesses 40 anos de trabalho, eu tenho uma coisa para dizer: aqui na Bahia tem mulheres gostosas e de cabelos encaracolados”, expressou o forrozeiro Alcymar Monteirocom um sorriso no rosto.
A atração musical mais esperada pelo público mais jovem, foi o cantor nordestino Vitor Fernandes, considerado um dos responsáveis pela explosão musical de uma das mais novas vertentes do forró, o “piseiro” que traz uma variação da pisadinha com batida mais rápida e proposta de dança solo.
Conhecido como o “Rei do Piseiro” e dono de uma performance carismática e segura, o artista levou o público ao delírio com suas canções. Entre elas, foram cantados grandes sucessos como “Parada Louca”, “Atende Aí Bebezinha”, “Deixa eu Dar um Pulo na sua Casa”, “Ligação Covarde” e “Saudade e Solidão”.
Natural de Petrolina, no Pernambuco, o cantor alavancou sua carreira quando gravou o hit do São João, “Bebe e vem me procurar”, em 2019, com a participação de Wesley Safadão.
Com 10 anos de carreira, o artista coleciona oito álbuns gravados e faz um sucesso de milhões de visualizações de seus vídeos, na rede social YouTube. Além disso,
as músicas do cantor tem muitos
plays em suas faixas nas principais plataformas de streaming.
Já era madrugada, quando o fenômeno Robinho Show contagiou o público a dançar agarradinho e embalou os corações apaixonados na segunda noite do Circuito Oficial do São João de Alagoinhas.
Com muita energia e agitação, o atual vocalista da banda baiana de pagode “Parangolé” também levou o público ao delírio. A banda consegui segurar a multidão até às 4 horas da madrugada ao som de ritmos percussivos, axé, samba, pagode e salsa.
Nesta sexta-feira (24), dia em que se homenageia São João, o palco da segunda noite do Circuito Oficial dos festejos juninos de Alagoinhas, na Avenida Joseph Wagner, terá 5 atrações musicais. Dentre elas, “Chiquinho” que sobe ao palco, às 20h. Em seguida, às 22h, se apresenta a Orquestra Sanfônica. Depois, às 23h, Calcinha Preta entra ao palco. Por volta de 00h30, será a vez da Nana Banda. Depois para encerrar a noite, às 02h, se apresenta Limão com Mel
Fonte : SECOM