Alvorada! Bombas no ar! Bastante zuada! Algo bom está sendo anunciado! Mas, ouço esses estouros em dois lugares, simultaneamente. E isso é em Alagoinhas. Então, não há dúvida: é dia Dois de Julho! Aniversário da cidade! Todo ano é assim! São dois lugares importantes, dentro da história do Município: 1) Alagoinhas Velha, onde tudo começou, é o nosso MARCO ZERO; 2) Rua Dois de Julho, por onde passa a primeira linha do TREM, é o início da cidade, pela FERROVIA.
Quem toca esses foguetes, a essa hora ? Lá em Alagoinhas Velha – BIGU. Aqui, na rua Dois de Julho ( onde eu também estou, porque aqui moro, desde que nasci), o despertador se chama Gegê. Já faz tempo que esse ritual se repete. Mas hoje, tem uma diferença: Gegê está acordado desde ontem, à tarde, fazendo festa, com Bandas Musicais fazendo show, nesta rua, em comemoração aos 169 anos de Emancipação Política do Município. A Alvorada, aqui, vai ter mais de um sentido. Vai anunciar que o dia Dois chegou! E vai anunciar, também, que hoje, o Prefeito Joaquim Neto, inaugurará um novo tempo, nessa região, DO OUTRO LADO DA LINHA! É o Marco Zero Ferroviário.
Depois do Hasteamento das Bandeiras, é claro! Hoje, esse aniversário ganha outra dimensão e se aproxima ao Dois de Julho de 2018, quando o Prefeito anunciou a requalificação da Rua Oito de Dezembro e iniciou um processo de restauração e embelezamento do bairro de Alagoinhas Velha. Vamos, agora, destacar as ruas, praças públicas e lugares especiais dessa região ferroviária. É preciso fazer isso, pois, em 13 de fevereiro de 2023, o Município vai comemorar 160 anos da primeira viagem de trem, dentro da Bahia, o que aconteceu, na nossa Alagoinhas, e nessa nossa Rua Dois de Julho! É motivo para muita alegria! E a comunidade quer comemorar. E vamos festejar, a partir de hoje, com seis meses de antecedência. Estamos dispostos.
Alagoinhas deseja! O outro lado da linha merece . Teremos mais foguetes! Mais alegrias! Mais crescimento e mais desenvolvimento! Melhorias para o povo, com mais trabalho e mais saúde. Educação de mais qualidade! O povo estará mais feliz! O Governo mais realizado. É um sonho bonito! Verdade! Mas que deve ser sonhado, com os pés no chão, os projetos no papel e as cabeças buscando as parcerias, para viabilizar as ideias. Governo e comunidade, juntos, em prol de todos. Que venha, portanto, o MARCO ZERO FERROVIÁRIO! E VIVA ALAGOINHAS e o DOIS de JULHO de 2022!!!