Por Noêmia Alves
A magia aconteceu mais uma vez: o poder arrebatador dos livros – e das conexões que são efetivadas através deles – foi motivo de celebração, nas datas de 27 a 30 de julho de 2022, quando o amor à arte da leitura reinou soberano, em São José de Paiaiá, povoado localizado na zona rural de Nova Soure, Bahia – Brasil. No local, a 215 Km de Salvador, está instalada a Biblioteca Comunitária Maria das Neves Prado(Biblioteca do Paiaiá), fundada em 2001, e que reúne um acervo com mais de 120 mil títulos.
A III Festa Literária Internacional de Paiaiá, nesta edição, homenageou Alfredo de Freitas Dias Gomes, mais conhecido pelo sobrenome Dias Gomes, em seu centenário de nascimento.
O baiano famoso foi romancista, dramaturgo, autor de telenovelas de sucesso (entre elas, “O Bem Amado” e “Roque Santeiro” e “Saramandaia”). A peça “O Pagador de Promessas” escrita nos anos 60 foi adaptada para o cinema e para a TV. Ele era também membro da Academia Brasileira de Letras. Nasceu em Salvador na data 19 de outubro de 1922 e faleceu em 18 de maio de 1999, em São Paulo.
VASTA PROGRAMAÇÃO
A festa foi realizada pela Associação Comunitária Maria das Graças Prado contou com vasta programação apresentando palestras, contação de histórias, roda de conversa, lançamentos, sessão de autógrafos e comercialização de livros, show de fanfarra, música, dança, exposição de artesanato, discussão de produção literária do Agreste baiano, entre outras atividades.
O evento tem o objetivo de fomentar, valorizar a educação, a literatura nas comunidades e nas escolas públicas da região.
O gosto pela arte literária reuniu estudantes, professores, escritores, pesquisadores, historiadores, editores, agricultores(as), comunidade em geral. Milhares de pessoas circularam nas ruas da localidade e participaram ativamente durante todos os dias desta importante festa do mundo das Letras. Foi, realmente, inebriante, envolvente, incrível!
MAIOR BIBLIOTECA COMUNITÁRIA RURAL DA AMÉRICA LATINA
O fundador da Biblioteca do Paiaiá, Geraldo Prado falou da emoção da realização de mais uma edição da Festa Literária, que mobilizou mais de 40 escolas da região.
“É muito gratificante ver estas crianças e jovens se revelando, é emocionante, com apresentações culturais e amplo interesse pela leitura. É muito bom termos o apoio de diversas prefeituras e comércio local, além da Secretaria da Educação do Estado como apoiadora desta festa. Com certeza, vamos crescer levando a literatura para toda a região, através da maior biblioteca comunitária rural da América Latina”, ressaltou o professor aposentado.
AUTORES DA NABI NA FLIPAIAIÁ
A baiana Noêmia Alves participou da feira como autora – lançou seu primeiro livro infantil
A MENINA MARCIANA, e, também como CEO da NABI – Editora e Plataforma Digital que expôs as obras literárias de alguns dos seus autores em um stand localizado em frente à biblioteca.
Mazé Maurício, professora e escritora catuense, fez o lançamento de duas obras de sua autoria no evento: POETIZANDO A VIDA NA PANDEMIA (poemas) e UMA MÃE QUE PAROU DE RECLAMAR (infanto-juvenil). Agora, fazem parte do magnífico acervo da biblioteca.
Mazé é a única antologista em seu município e divulgou a Antologia UM POUQUINHO DE MIM MULHER, em parceria com a sua editora, que será lançada em setembro.
Luzinete Szervinsk, nutricionista e autora brasiliense, chamou a atenção de pesquisadores e professoras (es) com o livro PLENITUDE ALIMENTAR. Ela escreve sobre Nutrição de uma forma diferenciada tendo como pilar principal o olhar integrativo, funcional, do estilo de vida e da busca pela plenitude, tratando o indivíduo como todo e um ser único. Também lançado na Flipaiaiá.
Ana Paula Jota estreou no mundo literário com o seu livro CUROU AS DORES DA ALMA. Ela é cearense, psicanalista e terapeuta, e conta como desenvolveu um método – após ter conseguido a remissão de um câncer de tireoide – que tem ajudado milhares de pessoas a lidar com suas emoções e ter uma vida saudável e feliz.
foto 08 Banner com livros pessoas no stand
Mirma Gabriel, coach, empreendedora e palestrante, reside na Espanha, participou deste importante evento com o livro O SEGREDO PARA SER LIVRE E PROSPERAR em duas versões, português e espanhol, que hoje faz parte da maior biblioteca comunitária rural. Ela conta sua história de superação e sucesso ao colocar em prática o que compartilha na sua primeira publicação.
Nilcéa Vieira Calenzani, coach e professora, esteve presente com o livro RESOLVENDO CONFLITOS, RECONSTRUINDO CRENÇAS. Nesta obra, ela faz o convite para trilhar um caminho que nos levará na contramão das crenças adoecidas, estabelecidas em nossa psiquê.
Mateus Mendes, professor e escritor, lançou o livro NÃO SEJA UM ADORADOR QUALQUER para abrir sua visão sobre ser um adorador ao Pai em Espírito e em Verdade, impactando gerações para que desejem a Presença de Jesus Cristo.
Dr. João Marcos Monteiro, advogado, coach, autor, também colocou a disposição do mundo o seu livro O PODER DA SEMENTE. Ele nos revela a importância de se descobrir a identidade e o propósito que temos neste Planeta.
Também, outros autores da Nabi tiveram seus livros sendo divulgados na FLIPAIAIÁ: Yasmin Yoss – VISÃO ALÉM DOS OLHOS; Rosimeri Lorenzutti Pella – VIDA &TRANSFORMAÇÃO; Sthefani Araujo – EU TE ENTENDO; Roseane Sacerdote – O JOGO VIRA PARA QUEM NÃO DESISTE; Grace Guth – VALORES ETERNOS; Gilmário Costa – CHOQUE DE GESTÃO; Milton Assis – A LIÇÃO DE UMA DECEPÇÃO; Dr. César A. Q. Martins – MEXA-SE – GOVERNE NO CORPO, NA ALMA E NO ESPÍRITO.