Neste sábado (20), todas as Unidades de Saúde da Família do munícipio abriram suas portas, das 8h às 16h, para a realização do “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite (paralisia infantil) para crianças de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade. Ao mesmo tempo, foi realizada Multivacinação, com a aplicação de diversos imunizantes em crianças e adolescentes, e mutirão de vacinação contra a Influenza.
Apesar das pessoas também já procurarem atendimento no decorrer da semana, a participação foi satisfatória, segundo a SESAU. Mas a secretaria destaca que o Dia D é de suma importância, por proporcionar o serviço àquelas que não têm oportunidade de ir às unidades em dias úteis. Esse foi o caso de Joseneide dos Santos, que levou os dois netos, um menino de 1 ano e 7 meses e uma menina de 5 anos, à Unidade de Saúde de Alagoinhas Velha. “A imunização é a melhor forma de prevenção, é melhor prevenir do que ver nossas crianças e familiares sofrerem com as consequências dessas doenças, e essas ações facilitam bastante a vida da gente”, afirmou.
A campanha nacional da Poliomielite e da multivacinação vai até o dia 09 de setembro e é realizada em todos as Unidades de Saúde da Família de segunda a sexta-feira. A meta do Governo Federal é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade, e, através da avaliação de caderneta, reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos, e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Em
Os documentos necessários são caderneta de vacinação, Cartão SUS ou CPF.
Fotos: Roberto Fonseca – SECOM
Fonte: SECOM