Aprender, começar, recomeçar. Ter uma nova profissão é sempre um reinício de vida – ou início da vida adulta; uma porta aberta de oportunidades. Na abertura da Feira Cidadã na última sexta-feira (02), alunos dos curso de Cabeleireiro, Barbeiro e Redefinição de Cabelos Afros – oferecido pela Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA) em parecia com o SENAC – colocaram em prática todo o aprendizado das últimas semanas, ao passo em que embelezavam e aumentavam a autoestima dos interessados em darem um “tapa no visual”.
Lucas Carvalho Sol, Noélia do Espirito Santo e Ivanice Souza são alguns dos aprendizes da profissão que trata cabelos e barba e nunca cai de moda. Morador do Residencial Urupiara, Lucas Sol tem 32 anos e disse que o curso está sendo um grande aprendizado, “não só na parte profissional, como na vida mesmo, pois nos ensina a lidar com as pessoas, a como tratar e ser melhor em tudo o que fizermos e praticarmos”.
Para ele, toda a instituição tem a grande responsabilidade de dar o melhor ensino e estrutura para cada aluno. ”Tem sido gratificante cada aula, aprender cada movimento, cada corte, a como me expressar com as pessoas, a organização do ambiente de trabalho e hoje podemos por em prática tudo que aprendemos com nossos professores Rosângela Braga e Maycon Borges”.
Aos 60 anos de idade, a moradora de Narandiba, na zona rural, Noelia Conceição do Espirito Santo disse que “só tenho a agradecer por cada oportunidade que tive, seja aprendendo ou pondo em prática”. De acordo com ela, o curso tem um conteúdo vasto, com material didático e prático satisfatório. “Estou gostando muito. Ela é muito competente e se relaciona muito bem com o grupo. Como o curso de cabeleireiro ainda está em andamento, eu estou bem confortável e dominando bem, na medida do possível”. Ela revelou que está montando um studio, “esse curso é de grande importância para essa nova empreitada. Já tenho outros cursos na área de beleza e esse veio pra me capacitar ainda mais nessa área”.
Já Ivanice Souza, que mora em Santa Terezinha, disse que ao chegar no curso não sabia nada de cabelo. “Eu era leiga em tudo, não sabia nem pegar em um secador direito, mas graças à paciência da professora Patrícia e das minhas colegas, agora eu já posso montar meu salão e ganhar meu dinheiro fazendo cabelo. Já estou apta a praticar essa profissão, graças a Deus!”.
Aos cursos na área de cabelo do SENAC, se somam a mais 8 outros oferecidos em parceria com a Prefeitura. São eles: Design de Sobrancelha com Henna; Marketing Digital; Culinária para Festa Infantil; Técnicas Básicas de Panificação; Derivados da Mandioca; Cake Design – Aperfeiçoamento; Petit Four e Biscoitos decorados; Excel Básico e Avançado.
Fotos: Roberto Fonseca
Fonte: SECOM