No dia 25 de setembro, acontece a 12ª Parada do Orgulho LGBTQIAP+ de Alagoinhas, com o tema “Felicidade é a Diversidade: na luta por políticas públicas eficazes contra a homofobia e na prevenção às DST’s e AIDS”. Apoiada pela Prefeitura Municipal, o evento terá concentração ao meio-dia na altura do antigo Posto Texaco, na Avenida Juracy Magalhães, com saída marcada para as 14h, em direção ao centro da cidade.
Durante o percurso, as principais pautas reivindicadas pela comunidade LGBTQIAP+ serão trazidas à baila, como a inserção no mercado de trabalho e questões relacionadas à Saúde, atendendo a necessidade de discussão ampla sobre políticas públicas para esta população. Durante o circuito, o público também poderá curtir o som de Nadja Meirelles e banda, além de DJs. As atrações musicais, assim como o trio elétrico e os banheiros químicos serão cedidos pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET). A gestão municipal também dará apoio no monitoramento do trânsito e na divulgação da iniciativa, idealizada por Tarcilla Cavalcante, coordenadora geral da comissão organizadora e fundadora da Parada do Orgulho LGBTQIAP+ de Alagoinhas.
“Da primeira Parada até hoje, muita informação tem sido disseminada, o que se reflete em um maior respeito à nossa comunidade. No entanto, o que a gente busca agora é uma maior inclusão, principalmente relacionada ao mercado de trabalho, sobretudo para a população trans, que sofre um maior preconceito. Mesmo com preparo e qualificação, as portas não se abriram ainda pela falta de conscientização dos empregadores”, disse Tarcilla, ressaltando o cuidado de trazer para a sociedade uma informação organizada “para as pessoas terem uma visão ampla do quão é imprescindível promover essa inclusão”. Ela também salientou a importância da parceria com o Governo Joaquim Neto para a realização do evento.
A 12º Parada do Orgulho LGBTQ+ de Alagoinhas é uma iniciativa da Organização Homossexual Geral de Alagoinhas (OHGA) e da Associação e Articulação das Paradas Homossexuais de Alagoinhas (AAPHAL), da qual também participarão outros movimentos congêneres. Questões relacionadas à Inclusão e o combate ao preconceito também serão contempladas durante a manifestação, que tem a cara da Diversidade.
Fonte :SECOM