A comunidade de Alagoinhas (BA) está em festas, comemorando a data centenária de uma instituição sólida e consagrada.
Em 07 de outubro de 1922 foi fundada a LOJA MAÇÔNICA CARIDADE E SIGILO, com Carta Constitutiva datada de 01 de dezembro do mesmo ano, regularizada e cadastrada pelo Grande Oriente do Brasil em 23 de julho de 1923.
A entidade foi fundada por Cid Valverde Bastos, Manoel Campos Martins Junior, José Rodrigues Nogueira, Alceu de Carvalho, Marcos Ribeiro do Sacramento, José Ferreira da Silva, Ismael Onofre Braga, Berilo Garcia de Araújo e Aureliano Souza Campos, maçons iniciados em lojas que pertenciam ao Oriente de Salvador.
Sua primeira diretoria foi constituída por Cid Valverde Bastos (Venerável Mestre), Manoel Campos Martins Junior (Primeiro Vigilante), José Rodrigues Nogueira (Segundo Vigilante), Alceu de Carvalho (Orador), Aureliano Souza Campos, (Secretário), Marcos Ribeiro do Sacramento (Tesoureiro), José Ferreira da Silva (Hospitaleiro), , Ismael Onofre Braga (Mestre de Cerimônias) e Berilo Garcia de Araújo (Cobridor).
Sua primeira reunião de iniciação (ato de admissão aos quadros maçônicos) se deu em 06 de fevereiro de 1923, com a chegada de João da Costa Chagas Filho e Joaquim Elysio Riz Nogueira.
A Loja Caridade e Sigilo funciona em prédio próprio, na rua D. Pedro II, centro da cidade, cujas obras de construção foram iniciadas no século passado, na década de 1940, e hoje leva o nome de Edifício Maçônico Antonio de Souza Maciel, com placa inaugurada em 07 de outubro de 2002, completando 20 anos no dia festivo de hoje.
Esta foi uma das homenagens recebidas por Antonio de Souza Maciel, falecido em 05 de setembro de 2012, aos 104 anos, maçon respeitados e querido pelos irmãos e pela sociedade, uma vez que ele também foi condecorado, em 2010, com a Comenda da Ordem do Mérito D. Pedro I, concedida pelo Grande Oriente do Brasil, sediado em Brasília (DF).
No seu Salão Nobre, constam a Galeria dos Ex Veneráveis, a Galeria dos Ex Grãos Mestres Estaduais, a Placa Comemorativa da visita do Soberano Grão Mestre Jair Assis Ribeiro, em 13 de novembro de 1984., e o Quadro de Jesus Cristo, pintado por Ary dos Santos Conceição, também maçon.
Outro destaque do prédio é a Loja de Perfeição Cid Bastos, localizada no pavimento térreo.
Grandes nomes destacaram-se na vida da instituição, a exemplo de Alberto Azi, que foi Venerável Mestre por seis vezes, entre 1932 e 1963, criador e técnico do time da Loja que foi formado por Valdir Machado de Almeida, Antonio Curcino da Silva, Agenor Rocha Espinheira, Evanderlício Alves dos Santos, Edmundo Sebadelhe Valério, Raymundo Rocha Espinheira, Normando José dos Santos, Mussoline Batista Lima Reis, Walter Campos, Carlos Torres, José da Silva Prata, Arquimedes Reis e José da Silva Neves, dentre outros.
Na galeria dos ex veneráveis, muitos nomes conceituados, dentre eles Wanderley Rocha de Souza, fundador, em 04 de agosto de 2011, da FRATERNIDADE FEMININA PÓRTICO DE OURO DE ALAGOINHAS que integra as mulheres da Loja em realização de eventos sociais e filantrópicos em creches, lares de idoso, campanhas como Natal Sem Fome, Maçonaria pela Vida contra as Drogas, Combate ao Tráfico Humano, Defesa da Mulher e outras.
Este Venerável também foi criador, em 15 de setembro de 2012,, do CAPÍITULO PÓRTICO DE OURO DA ORDEM DEMOLAY, instalado em 08 de novembro do mesmo ano, para congregar a juventude de Alagoinhas e região, mostrando um caminho mais digno de ser seguido. , recrutando jovens de 12 a 21 anos de idade para os trabalhos de desenvolvimento social, caráter, civismo e família.
No auge destes 100 ANOS de atuação na vida da cidade, a LOJA MAÇÔNICA CARIDADE E SIGILO vem cumprindo suas finalidades de ajudar o ser humano a reforçar o caráter;, aprimorar a bagagem moral e espiritual e aumentar os horizontes culturais, baseado nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade e na sustentação de seus discursos que buscam respaldar suas práticas sociais e políticas, sob a presidência de Joildo Azevedo Maciel, atual Venerável Mestre
Belmiro Deusdete, radialista, jornalista e bancário.