Por : Noêmia Alves
Emocionada, a candidata Ludmilla Fiscina do Partido Verde (PV), eleita com 60.921 votos, agradeceu a DEUS, a cada um que lhe acolheu, ao seu esposo e líder político, a João Rabelo, seu cordenador de campanha, a Valentina sua filha, a família e a todas lideranças políticas da região.
“Primeiramente, quero agradecer a Deus, por esse momento, pela oportunidade de servir ainda mais. Agradeço, também, a cada um pelo acolhimento, pela forma que me receberam, muito obrigada. Estou muito feliz. Com certeza, Deus abençoará cada um de vocês. Sabemos que esse momento é muito importante. Votar e eleger alguém que estará lutando por todos nós, durante quatro anos. Então, parabéns para todos que votaram, exerceram o papel de cidadão, isso é necessário, por isso estou aqui muito feliz, realizada, e grata a Deus e ao nosso povo. Obrigada a todos vocês, e a imprensa que faz, realmente, um papel importante”, disse.
FOTO
Ela votou no colégio Santíssimo Sacramento, às 12h, acompanhada pelo prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto, apoiadores e do coordenador da campanha, João Rabelo.
Campanha
Ludmilla falou que enfrentou uma verdadeira maratona desde que o seu nome foi indicado, há um ano e dois meses, como pré candidata ao cargo de deputada. Viajou e participou de eventos, carreatas, caminhadas em 52 municípios. Pontuou que a campanha mesmo foi muito rápida, só 45 dias.
Quem é Ludmila Fiscina?
Alagoinhense, quarenta e dois anos, professora universitária, casada com Joaquim Neto, Prefeito de Alagoinhas, seu grande parceiro de vida. Mãe de uma princesa, Valentina e apaixonada por Educação e Ação Social.
VOCAÇÃO POLÍTICA
A caridade foi uma semente plantada pelos meus avós e meus pais, que se dedicavam em contribuir na vida das pessoas, principalmente as mais necessitadas.
Meu pai, João Fiscina foi prefeito no nosso município, um político honrado e trabalhador. A a minha mãe, Alzirene Fiscina foi uma das melhores primeira-dama, ativa, como secretária municipal de Assistência Social foi exemplar e sempre a acompanhei no seu trabalho. Amava participar das entregas de sopas e cestas básicas, implantações de cursos… Tudo o que era voltado para as pessoas mais carentes.
Ao seu lado eu pude conhecer, desde cedo, a triste realidade da fome, as dores da população, mas também compreender o valor da coletividade, do amor ao próximo, e foi a partir dessa vivência que surgiu o desejo de propagar esse cuidado e gerar mudanças ainda mais significativas na vida das pessoas.
Agora, construindo essa carreira política, desejo consolidar o apoio às pessoas de forma plural. Eu carrego esse aprendizado como uma missão de vida e quero promover, com impacto, ações que marcarão a vida do nosso povo, deixando a minha contribuição, honrando os ensinamentos da minha família.
PRIMEIRA-DAMA
Hoje eu estou primeira-dama, estive secretária de assistência de Alagoinhas até pouco tempo, me ausentei para dar a luz a minha filha e por conta da pré-campanha pedi licença do cargo.
Estar primeira-dama nunca abalou o meu jeito de ser, o meu caráter, quem me conhece sabe. Nunca deixei de ser a mesma Ludmilla de sempre, a que todos conhecem: receptiva, atenta aos problemas da sociedade.
Comigo não tem essa de ostentação, não sou adepta a privilégios. Eu encaro essa posição como uma oportunidade de ampliar as ações que eu já faço há mais de 11 anos, olhar nos olhos das pessoas, conhecer as suas dores, sempre buscando trazer as soluções e o acolhimento necessário.
Sabemos que, na maioria das vezes, no âmbito municipal, por exemplo, não conseguimos avançar da forma que queremos e é por isso que eu estou aqui. Esse é um convite que a vida me fez e que eu aceito com muita coragem e responsabilidade.
EXPERIÊNCIA
Acadêmica: Tenho dito para alguns familiares e amigos que, olhando a minha trajetória acadêmica, parece que tudo foi premeditado pelo destino, não somente para utilizar em sala de aula, mas também na carreira política: Eu possuo Nível Superior e MBA em Administração // Pós-graduação em gestão de pessoas; sou mestrada em desenvolvimento humano e Terapeuta.
Acredito que a minha jornada profissional acadêmica agrega, tanto conhecimentos de liderança e como engajar pessoas, quanto no saber olhar as necessidades humanas, sentir, entender, e também mover-se para construir um futuro diferente para aqueles que buscam ajuda.
“É muito importante ter preparo, conhecimento e experiência para conduzir o destino das pessoas. Me sinto pronta para a maior missão da minha vida!”
Gestão Pública: Já são mais de 16 anos de experiência na gestão pública com passagens pela Assembleia Legislativa da Bahia, Secretaria da Educação de Alagoinhas e Secretaria de Assistência Social, onde trilhei por diversos setores até me tornar secretária. Lá, iniciei um trabalho forte pela garantia dos diretos e proteção às mulheres; defesa das crianças e dos jovens; apoio à moradores de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade.
Paralelo ao serviço público, sempre atuei como professora universitária e entendo que sou capaz de fazer mudanças que podem mudar a vida de mulheres, jovens e trabalhadores. É por meio da educação que possibilitamos a realização de sonhos.
Como educadora, vou lutar pela educação consolidada em toda região, abraçando crianças e jovens, gerando oportunidades
“Eu dou minha assinatura a essa bandeira”.
PORQUE QUIS SER DEPUTADA?
Falta representatividade: A nossa região está carente de uma representação atuante, que caminhe lado a lado com os prefeitos, priorizando as demandas locais nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, assistência social, e que lute pelo desenvolvimento macro, seja por mais indústrias, mais empregos, capacitação e oportunidades de inovação para os jovens, mais qualidade nas estradas, mais desenvolvimento humano para pessoas em situação de risco, mais apoio para o homem do campo.
A representatividade será um marco da minha responsabilidade, que chega para construir uma rede sólida, coerente e que traz o olhar do poder público para nossa região, com soluções efetivas para problemas antigos e tão conhecidos, por quem nasceu e vive aqui.
“Eu entendo do papel de um deputado estadual e sei bem como funciona. É necessário construir as articulações para que os governos possam conhecer de perto as dores do nosso povo. Eu me comprometo a dar voz a nossa região e construir um novo futuro!”
“Não podemos mais permitir os prefeitos da nossa região de “pires nas mãos”, pedindo a um e a outro apoio, recebendo, na maioria das vezes, nãos. Devemos acabar com isso e nos unir, escolher de forma consciente um representante legítimo, que priorize as nossas demandas.”
REPRESENTATIVIDADE FEMININA
Se tratando de Alagoinhas, tivemos 14 deputados estaduais ao longo da história, desses, nenhuma mulher. As mulheres precisam, cada vez mais, de protagonismo nos diversos setores de nossa sociedade, principalmente na política. As mulheres precisam se dar conta da perda que é não ter uma representante feminina, defendendo seus interesses e lutando por suas causas e direitos.
A presença feminina numa esfera de tomada de decisão muda o resultado final, muda a direção das soluções, mas também muda a forma como elas serão construídas. Liderar com a força do feminino exige sensibilidade, empatia, sabedoria e firmeza, pois não podemos mais nos calar diante das injustiças.
“É uma honra lutar pelos direitos das mulheres, nossa voz ressoa com mais força quando nos unimos, contem comigo!”
A MUDANÇA PASSA PELO VOTO CONSCIENTE
Analisando as votações das últimas eleições para Deputados Estaduais, em Alagoinhas, 426 candidatos diferentes receberam votos, destes, 61 foram eleitos, todos de fora, votos jogados no lixo, afinal, nenhum trouxe recursos para Alagoinhas. Um grande atraso para a nossa cidade e região.
Eu quero me dirigir a todos aqueles que estão desacreditados com a política: Volte a acreditar! É possível sim, mudar a história da sua cidade, da sua região, do seu estado, do seu país. Acreditem no poder do seu voto, não o joguem fora. Ter um deputado estadual da região é a garantia de investimentos que ajudam as prefeituras nas obras, saúde, educação, ação social e tantos outros serviços.
“Não devemos estar presos a paixões políticas, votar por amor, devemos escolher com a razão, analisando com clareza quem pode ajudar mais, quem tem as melhores condições, as melhores propostas”
Somos gratos a todos os políticos: senadores e deputados federais que nos ajudam, mas precisamos de alguém que olhe para os nossos problemas e os tenham como prioridade. De um representante que defenda os nossos interesses e é por isso que eu estou aqui, colocando o meu nome para ser a sua voz na assembleia legislativa, a primeira mulher eleita deputada estadual na história de Alagoinhas e região.
GOVERNO JOAQUIM NETO
Faço parte do time que está transformando Alagoinhas: Tenho muito orgulho de fazer parte do grupo político de Joaquim Neto. A gente sabe que, pela ambição do poder, existem forças ocultas trabalhando contra a gente o tempo todo, propagando a mentira, levando a desinformação para a população, mas isso é muito pouco para nos parar. O trabalho da prefeitura de Alagoinhas é intenso. Basta olhar pro lado e você verá uma obra do governo Joaquim já entregue ou em andamento. Sou nascida e criada em Alagoinhas e posso afirmar, a nossa cidade vive uma realidade completamente diferente do passado recente.
Joaquim vem transformando Alagoinhas, peço que quem está me ouvindo pare um pouquinho, por favor, e lembre da nossa cidade antes de Joaquim. Lembre da praça Rui Barbosa, da JJ Seabra, da Pedro Dória. Lembre da cavada em dias de chuva, totalmente alagada. Você que mora na avenida Rio Branco ou em uma das mais de 300 ruas que já foram pavimentadas, lembre do desespero em dias de chuva. Você que teve Covid, ou teve alguém que você ama contaminado pela doença, lembre que Joaquim encontrou as obras da UPA abandonadas e rapidamente finalizou, equipou e colocou para atendimento exclusivo a pacientes. Pensem em quantas vidas foram salvas por conta disso. Torcedor do Atlético, lembre o que era o nosso time antes de Joaquim, lembre do nosso carneirão. Você de comunidades que não tinham água encanada e agora tem, lembrem como era difícil a vida sem água na torneira. Pais de crianças que estudavam em escolas precárias e agora podem ver seus filhos em local decente e seguro, sem escândalos de corrupção envolvendo o dinheiro da educação…
Conviver com esse trabalho me inspira, me faz querer ir além, e podemos ir além, basta acreditar no poder da união, do voto consciente. Todos juntos escolhendo quem, de fato, pode fazer a diferença.
“Eu vivo essa transformação ao lado do meu companheiro, cada mudança, cada realização. É real!”
ALIANÇAS
Fazendo alianças e ouvindo as pessoas: Estamos percorrendo por diversas cidades, ouvindo as pessoas, os seus anseios e a receptividade não poderia ser melhor. Grandes líderes, representantes de mais de 50 cidades já declararam apoio à nossa pré-candidatura e isso nos enche de alegria. Em Alagoinhas, nomes que na eleição passada votaram contra o nosso grupo, hoje estão conosco, por acreditarem no nosso projeto e que esse é o caminho mais seguro.
Ouvindo a população, lideranças, vamos desenvolver o melhor programa que a região nordeste da Bahia já viu, voltado para a qualidade da alfabetização nas escolas, desenvolvimento social, defesa dos diretos das mulheres e pessoas em situação de risco, empregabilidade, com atenção especial para os nossos jovens, além de construções de creches, escolas, unidades de saúde, pavimentação, desenvolvimento no campo, entre outros.
“Quem hoje adere a nossa candidatura, sabe que a minha preocupação não é com a cor de partido, a minha preocupação é pra onde nós vamos, aonde queremos chegar. A minha bandeira é o povo da minha terra”
PROPOSTAS DA DEPUTADA LUDMILLA
Saúde
-Auxiliar a prefeitura de Alagoinhas, buscando viabilidade e cobrando celeridade para o início da construção do Hospital do Câncer (Unacon), unidade que irá atender pacientes de 33 municípios da região nordeste. Tudo está bem encaminhado pela prefeitura, mas, precisamos de alguém correndo atrás, resolvendo os entraves, dando celeridade.
Atuar junto aos hospitais regionais e unidades de saúde, destinando recursos para infraestrutura, ambulâncias, equipamentos, garantindo uma cobertura mais eficiente dos municípios.
-Buscar, junto ao governo estadual, a instalação de novas unidades de pronto atendimento em outras cidades da região, para desafogar as unidades de Alagoinhas, como o Dantas Bião, garantindo assim um atendimento mais rápido e humano para a população.
- Ampliação dos programas de saúde bucal nas cidades, oferecendo serviços de diagnóstico, atendimento clínico e cirúrgico, exames, implantes e próteses.
-Criação do programa Acolher, um programa de saúde mental que oferece tratamento gratuito com psicólogos. O objetivo é criar uma rede de apoio para ajudar pessoas que sofrem com problemas emocionais.
Educação
-Prioridade máxima na construção de creches junto aos municípios da região. As creches garantem que as crianças sejam alfabetizadas no tempo certo e se mantenham seguras, longe dos perigos das ruas. Além disso, crianças na creche é possibilidade de emprego para as mães que, uma vez trabalhando, não se submetem a relacionamentos violentos e abusivos.
-Buscar, junto a comunidade acadêmica da qual já fiz parte como professora, a UNEB, melhorias para a infraestrutura da unidade e ampliar a força dessa instituição tão importante para a nossa região.
- Outra prioridade será a educação profissional, com a capacitação dos nossos jovens, preparando-os para o mercado de trabalho, principalmente na área cervejeira. A nossa região vem crescendo nesse setor e precisamos ter profissionais capacidades. Chega dos melhores cargos nas industrias serem ocupados por profissionais de outros estados, sobrando para os nossos jovens apenas os menores cargos. Isso vai acabar
-Criação de programas que ofereçam bônus em razão do desempenho obtido pelo professor da rede pública;
- Serei a porta-voz da classe dos professores na defesa dos seus direitos e na busca dos seus interesses. O governo Joaquim Neto já faz um trabalho incrível de valorização dos professores: O abono de final de ano foi criado por Joaquim; somos uma das primeiras cidades do Brasil a pagar o precatório do FUNDEF. Somos sensíveis a essa causa, sabemos da importância disso.
Juventude
-Com o crescimento do universo digital e a presença progressivamente predominante dos jovens, irei levantar discussões e viabilizar formas que incentivem essa nova cadeia produtiva, formando novos influenciadores, produtores de conteúdo, games e outros // O mercado digital é o mercado que mais cresce do mundo, e os nossos jovens precisam ser preparados
- Criação do programa Habilita, que tem como objetivo disponibilizar carteira de habilitação social para jovens que não possuem condições de tirar a licença. Vale lembrar que a carteira de habilitação é, muitas vezes, exigência na concorrência de emprego.
o-Ampliar programas de formação dando mais perspectivas para os jovens, que precisam terminar o seu ensino médio e ter a oportunidade em um curso técnico, uma faculdade, e que durante ou ao final desse ciclo, tenha o seu emprego garantido.
-Eu ouvirei os desejos e necessidades dos jovens, para desenvolverem projetos moldados para as suas necessidade, valorizando a vocação de cada individuo.
Infraestrutura
o-Esse é um dos setores que mais precisam do apoio de um deputado e quero poder fazer a diferença, concentrando na nossa região a força do meu trabalho, ajudando prefeitos com as construções e requalificações de escolas, creches, unidades de saúde, praças e pavimentação de ruas.
- Existe uma necessidade real da duplicação da rodovia ligando Alagoinhas a Catu. Sabemos que se trata de uma BR, mas podemos sim, correr atrás, apresentar projetos às outras esferas afim de viabilizar essa importante obra.
-A requalificação da BA-504 Alagoinhas – Araçás, melhorando o acesso da nossa região às praias do litoral norte, otimizando o escoamento das nossas industrias, potencializando o turismo. Precisa urgente melhorar o asfalto, a sinalização, criar acostamentos e construir ciclovias, iguais às que serão construída entre Alagoinhas – Aramari, uma solicitação nossa ao Secretário do Estado Murilo Cavalcante.
- Garantia de internet e sinal de telefonia em comunidades rurais – Eu fico chocada em saber que em pleno século 21, diversas comunidades da nossa região ainda não possuem sinal de internet e nem de celular. É muito importante uma intervenção para ajudar essas comunidades, pois internet não é luxo, internet é desenvolvimento, é emprego, educação e cultura.
Economia
- Precisamos mapear as fragilidades e oportunidades de cada cidade da nossa região. Não adianta cada município gastar suas energias sozinho e isolado. A gente precisa ter a capacidade de aproveitar todo o nosso potencial: a nossa água, indústria, comércio, agricultura, pecuária e turismo… para gerar negócios, que gera emprego e emprego muda a vida das pessoas, promove futuro e desenvolvimento
- Dentre as minhas propostas, está a criação de Centro de Convenções regional, capaz de atrair feiras, congressos e outros eventos, consolidando nossa região como centro econômico do estado.
-Devemos potencializar a cultura cervejeira em nossa região, atraindo novas indústrias, fomentando eventos, feiras, cursos, congressos, e incentivos ao empreendedorismo no setor artesanal.
-É preciso buscar, junto ao Estado e entidades financeiras, a concessão de empréstimos favorecendo pequenas empresas e produtores rurais. Hoje temos linhas de financiamento que são uma verdadeira tortura para o pequeno produtor e empresário. Tudo muito complexo, burocrático e lento.
Segurança
o Uma área que requer atenção. A segurança pública é algo de grande complexidade. Não basta apenas focar em armas. Vou buscar integrar, de forma inteligente, as cidades da região e seus órgãos de segurança com o Estado, com foco nas boas práticas
Mulheres
- Como secretária municipal de Assistência Social de Alagoinhas, pude realizar campanhas e ações importantes de conscientização e combate à violência contra a mulher, mas ainda é muito pouco. Quero ser deputada para ampliar essa rede de proteção em todas as cidades da região.
- Irei lutar por punições mais efetivas aos agressores; destinar recursos para o acolhimento às vítimas, investir em inovações tecnológicas que ajudem nesse enfrentamento; estruturar a rede de cuidados das cidades, implantando e dando manutenção às casas de apoio; realizar ações e eventos de conscientização e combate.
-Irei lutar para atrair um Centro de Reabilitação Regional para dependentes químicos. Pesquisas mostram que mulheres são as que mais sofrem com a presença de usuários em casa. Precisamos ajudar essas mulheres, mães, avós, esposas, que clamam por socorro e não estão sendo escutadas pelo poder público.”
- Irei criar Centros Integrados de Atenção Para elas construir os Centros Municipais de Saúde dedicados exclusivamente à saúde das mulheres, com atendimento híbrido (presencial e digital) para atuar nas áreas:
-Câncer de mama: Auxílio a pacientes diagnosticadas com a doença através de acompanhamento antes, durante e pós tratamento, com psicólogos, assistentes sociais, além de cuidados para resgate da autoestima, através de programas para implantes gratuitos de próteses e aquisição de perucas.
-Casas de Acolhimento e apoio às vítimas de violência doméstica e abuso sexual com acompanhamento jurídico, psicológico, assistente social, ministério público e polícias. Já fizemos isso em Alagoinhas e vou ampliar para todas outras cidades.
AÇÕES REALIZADAS POR LUDMILLA À FRENTE DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
- Reforma da Casa de Acolhimento à Mulher em situação de violência;
-Implantação do Centro Integrado de Assistência Social(CIAS), local onde os usuários podem resolver tudo referente aos programas e benefícios em um único lugar;
- Ampliação da oferta de cursos profissionalizantes e oficinas diversas para geração de renda;
- Desenvolvimento de campanhas para prevenção e combate à violência contra a mulher, como: Não Se Cale, Corrente de Recomeços, Todos Por Elas, dentre outros;
- Contratação de equipe para atuar na casa de acolhimento à mulher em situação de violência: psicólogos, advogados, assistentes sociais e outros;
- Implantação do aplicativo SOS para elas, sistema que informa às autoridades quando uma mulher se encontra em situação de risco;
-Implantação da ouvidoria para elas, um canal de atendimento para receber as demandas das mulheres da cidade;
- Ações de qualificação e fortalecimento da rede de atendimento: audiências públicas, seminários, oficinas e workshops;
-Reforçou a Patrulha Maria da Penha no município, fortalecendo a Rede de Proteção à Mulher;
-Entregou o segundo Conselho Tutelar, ampliando a capacidade do município de zelar pela proteção de crianças e adolescentes