Em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça realizada hoje, dia 2, a promotora de Justiça Maria Auxiliadora Campos Lôbo Kraychete foi empossada no cargo de procuradora de Justiça pelo critério de merecimento.
Ela ingressou no MP em 23 de setembro de 1993 e atuou como promotora de Justiça nas comarcas de Boquira, Mairi, Tucano e Alagoinhas.
Em Salvador, chegou no ano de 2000, onde atuou no Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim), no Núcleo de Atendimento para Assuntos Criminais (Nacrim), no antigo Grupo Especial de Atuação para o Controle Externo da Atividade Policial (Gacep), Promotorias Criminais com atuação na Primeira Vara de Tóxicos e 13a Vara Criminal.
Até a posse, atuou como assessora especial criminal da procuradora-geral de Justiça. “Sempre tive metas em minha vida e, dentre elas, ser mãe e seguir a carreira do meu saudoso pai Antônio Lôbo. Aos 23 anos, ingressei no MP cheia de garra, exercendo uma atividade imprescindível em uma sociedade que clama por Justiça social. Agora passo a integrar um grupo seleto de homens e mulheres íntegros, imbuídos do propósito de defender os interesses da sociedade”, destacou a recém-empossada procuradora de Justiça. Na cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira, na sede do MP, no CAB, ela recebeu a Ordem do Mérito do MP das mãos de seu marido Wilson Karychete Júnior e seus filhos Antônio, Wilson e Maria Lôbo Kraychete.
Logo depois, foi agraciada com o diploma pelas mãos de sua mãe Lygia Maria Farani Lôbo, sua madrinha Maria Enedina Kraychete e seu irmão Paulo Lôbo. A procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti lembrou do início da amizade em 1996, quando atuaram juntas na comarca de Alagoinhas: “Dora é uma irmã de coração, presente de Deus na minha vida. Como comadres, sabemos interpretar nossos olhares e angústias, entendemos nossos silêncios, perdoamos nossos erros, prevenimos quedas e secamos lágrimas com nossos abraços.
Nesse dia solene, o MP sente-se honrado em homenageá-la. O ápice da carreira foi conseguido após 29 anos de trabalho árduo e de excelência. Seu trabalho engrandeceu o parquet baiano e teve o reconhecimento da população a qual serviu, e esse é um dos maiores méritos, por isso te parabenizo pela merecida promoção na carreira”, ressaltou a chefe do MP baiano.
O presidente da Associação do Ministério Público do Estado da Bahia (Ampeb), promotor de Justiça Adriano Assis, destacou a passagem de Maria Auxiliadora Lôbo em duas gestões da Associação como diretora social: “a sua alegria é uma das características mais marcantes. Sua carreira está sendo alçada por merecimento ao cargo máximo da nossa Instituição. A Ampeb se congratula e te parabeniza pela promoção”, afirmou. Também esteve na mesa da sessão solene o procurador-geral de Justiça Adjunto Paulo Marcelo Costa; procuradora-geral de Justiça Adjunta Wanda Valbiraci; a ouvidora em exercício, procuradora de Justiça Elna Leite; e os promotores de Justiça Pedro Maia, chefe de gabinete; e Alexandre Cruz, secretário-geral.