Neste final de semana, o sagrado e o profano se encontraram na tradicional festa em louvor à Nossa Senhora da Guia, padroeira de Riacho da Guia, com o apoio da Prefeitura Municipal de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET). Após 10 dias de celebração religiosa, neste domingo (12), a imagem da santa percorreu as ruas do distrito, acompanhada de fervorosos fieis. As homenagens se encerraram com uma missa campal, presidida pelo Padre Gustavo Moreira Mendes, da Paróquia de Governador Valadares, integrante da comitiva do Bispo da diocese de Alagoinhas, Dom Vidal.
“A festa do Riacho é de um brilhantismo incrível. Já é uma tradição de muitas décadas e a gente procura manter tanto a alegria da festa profana, quanto da festa religiosa, que conta com a participação de pessoas das 18 comunidades que compõem o distrito”, declarou o prefeito Joaquim Neto, acompanhado da primeira-dama e deputada estadual Ludmilla Fiscina. O gestor municipal ressaltou a satisfação “de estarmos aqui, junto com essa concentração popular, recebendo todo o calor humano da comunidade”.
Além do prefeito, outras autoridades se fizeram presentes em Riacho da Guia, como a secretária de Cultura, Esporte e Turismo Iraci Gama e o subsecretário Afrânio Góis (Bigu); o secretário de Governo João Rabelo, o secretário de Educação Gustavo Carmo, o secretário de Relações Institucionais Noberto Alves Moita (Bebé), o secretário de Agricultura George Caboré, os vereadores Paulo Codoro, Márcio da Cavada e Jorge da Farinha, além do ex- deputado Filadelfo Neto.
Nossa Senhora da Guia é um dos títulos atribuídos à Virgem Maria e é comum tê-la representada com o Menino Jesus em um dos braços e a Estrela de Belém em uma das mãos . A primeira imagem da santa chegada ao Brasil veio de Portugal, em 1745, e encontra-se, atualmente, na Igreja de Nossa Senhora da Penha, em Salvador.
Na festa profana, apresentaram-se na sexta (10) o cantor Claiver Santana e as bandas PDR e PH10. No sábado (11), a animação ficou por conta de Tássio Gabriel, Adelmário Coelho e Robinho Show. As apresentações musicais foram aprovadas pelo público, que lotou a praça, cantando e dançando junto com os artistas. Para a professora de Língua Portuguesa Jéssica Oliveira, “a festa de Riacho está a cada ano melhor. Foi tudo muito bem organizado e a gente pode se divertir sem medo, por causa da segurança montada”.
Confira alguns momentos da festa sagrada:
e da festa profana: