Ontem, 3 de março, a prefeitura de Banzaê inaugurou a sede da Secretaria dos Povos e Comunidades Tradicionais.
O estado da Bahia abrange 417 municípios, com aproximadamente 29 povos Indígenas e 500 comunidades quilombolas existentes em todas as regiões do estado. No entanto, até então só existiam dois municípios com secretarias voltadas para os assuntos dos povos Indígenas (Santa Cruz Cabrália e Prado) e nenhuma para as comunidades quilombolas.
O município de Banzaê passa a ser a terceira prefeitura com secretaria dedicada às questões Indígenas e a primeira em relação às pautas quilombolas no estado baiano.
A criação da Secretaria foi uma reivindicação inicialmente feita pelo Povo Kiriri e apoiado pelo Povo Tuxá e pelas comunidades quilombolas Terra da Lua, Maria Preta e Baixão II.
O primeiro a ocupar o cargo de Secretario dos Povos e Comunidades Tradicionais é Dernival dos Santos, Indígena do Povo Kiriri.Os demais cargos dentro da estrutura da secretaria são todos ocupados por indígenas e quilombolas: Magaddanes Tuxá (chefe do Setor de Organização e Acompanhamento das Ações e Cuidados aos Povos Indígenas), Osmário Kiriri (chefe do Setor de Atenção e Atendimento aos Povos Indígenas), Suely Kiriri (diretora do Núcleo de Assistência Indígena), Mariza Macedo de Jesus (Assessoria de Gabinete), Ana Maria Pereira Macedo (chefe do setor de Irganização e Acompanhamento de Cuidado aos Povos Quilombolas) e Daniela Santos de Jesus(diretoria de Núcleo de Assistência Quilombola).
Uma conquista importante para a reparação dos direitos dos povos indígenas e quilombolas.
Nunca mais um Brasil sem nós! ✊??
Fonte: Instagram