Por: Vanderley Soares
O Bahia venceu a segunda partida contra a Jacuipense e conseguiu o seu 50º título estadual. Mais de 48 mil torcedores lotaram a Fonte Nova na tarde de hoje (2), empurrando a equipe e gritando o refrão de “Bora Bahea”.
O Bahia conseguiu um placar de 3 a 0 contra a Jacuipense, gols marcados no segundo tempo com gols de Everaldo Stum, Cauly Oliveira e Vítor Jacará, de pênalti. A equipe de Riachão do Jacuípe até ensaiou uma reação, mas já era tarde.
O Bahia -que levou dois anos sem conquistar um título estadual depois do bi-campeonato do Atlético de Alagoinhas-, conquistou o seu 50º título estadual. Em número de títulos estaduais o Bahia fica atrás apenas do ABC, de Rio Grande do Norte. O time potiguar já venceu 57 estaduais.
A torcida fez a sua parte. E o time garantiu o título diante de um Jacupa determinado e duro na marcação. No ataque, o clube jacuipense tentou impor o mesmo estilo de jogo que apresentou na primeira partida da decisão, em Riachão do Jacuípe, quando o resultado foi 1 a 1.
A entrega das medalhas e os troféus de vice e campeão baiano de 2023 foi um momento a parte. Os jogadores do Bahia fizeram um corredor humano e bateram palmas para a Jacuipense quando seus jogadores foram receber as honrarias. O ato se repetiu com os jogadores da Jacuipense quando os vencedores se dirigiam ao pódium. Um ato pouco visto no esporte, uma vez que o vice nunca é tratado com o devido respeito, nem o campeão aplaude seu vice.
O jogo
No primeiro tempo da partida a equipe do Bahia fez sete tentativas ao gol do adversário, enquanto a Jacuipense ameaçou a zaga do Bahia apenas três vezes. O primeiro tempo terminou zero a zero.
O segundo tempo foi mais disputado e as duas equipes apostavam em gols e não na disputa por pênaltis. Buscando mais ofensividade, a Jacuipense fez duas mudanças, enquanto o Bahia fez apenas uma mudança, mas de ordem técnica.
O Bahia passou a envolver a Jacuipense e ameaçava o gol com mais vontade do que a Jacupa. O técnico da equipe jacuipense fez três mudanças, mas não ameaçou o gol do Bahia.
E foi na tentativa de buscar o gol que a Jacuipense levou os três gols que garantiram o triunfo ao Bahia, que sagrou-se campeão baiano de 2023.
Vice-governador entrega medalhas e fala do programa Bahia Sem Fome
O vice-governador e governador em exercício, Geraldo Junior, entregou as medalhas aos jogadores na Fonte Nova na tarde de hoje. Em entrevista à TVE, Geraldo Junior falou da campanha Bahia sem fome. Segundo ele, a Bahia possui mais de 2 milhões de pessoas passando fome, e que o objetivo agora é reverter esse quadro cruel, disse ele.
Os jogadores, comissão técnica e diretores do Bahia vestiram uma camisa onde se lia 50 vezes Bahia.
Retrospecto
Os próximos desafios
O Bahia encerra o baianão como o melhor clube do certame, mas terá pedreiras pela frente no âmbito nacional. Copa do Brasil e Série A do Brasileirão são desafios que o Bahia tem pela frente.
Alguns reforços como Thaciano foram apresentados à torcida durante o jogo. Mas o Bahia vai continuar no mercado da bola em busca de mais reforços.
Vanderley Soares
DRT 4848
Fonte: Gazeta dos municipios