Hoje, dia três de junho do ano 2023, a comunidade unebiana pode comemorar 40 ANOS da publicação da Lei Delegada número 66 de 1983. Estava criada a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, pelo aproveitamento de várias Faculdades Estaduais, já em funcionamento, incluindo aí, a nossa Faculdade de Formação de Professores de Alagoinhas – FFPA, criando também a Faculdade de Educação da Bahia – FAEEBA.
A nova Universidade era definição do Secretário de Educação do Estado, Edivaldo Boaventura que reunia instituições de Ensino Superior, mantidas pelo Estado, algumas com sede na Capital/ Salvador e a grande maioria, com sede em cidades do interior, polos de microregioes. A administração central seria feita por uma Reitoria, com várias Pro-Reitorias, para atender aos diferentes cursos, agora reunidos em um sistema administrativo de controle centralizado.
Nascia, assim, a primeira Universidade Multicampi da Bahia. E, hoje, 40 ANOS depois, ela é a maior Universidade Multicampi do Nordeste. Alagoinhas tem uma participação intensa nisso tudo. Nas lutas, de ontem, pelo crescimento qualificado. No destaque, de hoje, pela produção reconhecida e respeitada, dentro e fora do Brasil. É motivo de muito orgulho para Alagoinhas!
E, por isso, agradecemos e parabenizamos a Universidade do Estado da Bahia,na pessoa de sua digníssima Reitora – professora Adriana Mármore. E também abraçamos a equipe do Campus II/ Alagoinhas, na representação de seus três segmentos acadêmicos, produzindo muito pela educação e pela ciência. Parabéns, para todos nós, pois também me incluo nessa categoria de unebianos alagoinhenses.PELA E$COLA PÚBLICA, DEMOCRATICA E DE QUALIDADE, PARA TODOS! É o nosso sonho!
Alagoinhas, 03.06.2023, Iraci Gama – Secretária de Cultura, Esporte e Turismo
Fonte : Alagoinhas hoje