A deputada Ludmilla Fiscina (PV) advoga que a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) conceda o Título de Cidadã Baiana à empresária Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues, que comanda, entre outras empresas, a rede de lojas de varejo Magazine Luiza. Para isto, a legisladora deu entrada no Parlamento estadual com um projeto de resolução, através do qual argumentou a grande representatividade da homenageada na sociedade civil, sobretudo à frente do Grupo Mulheres do Brasil, fundado em 2012, e na pandemia do coronavírus, quando teve um importante papel frente ao movimento Unidos pela Vacina.
Luiza Helena Trajano foi listada pela revista Time como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo. Líder do Grupo Mulheres do Brasil, hoje mais de quatro mil mulheres atuantes em diversos segmentos da economia, unidas com o objetivo de melhorar o país, discutindo e propondo ações ligadas à educação, empreendedorismo, projetos sociais e cotas para mulheres.
“Luiza Helena Trajano implementou nas Empresas as mais modernas formas de gestão e mobilização social, fruto notável de mulher antenada que impressiona a todos pela forma de administração do seu tempo. Assim, por meio do Grupo Mulheres do Brasil se empenha com toda energia, recursos, conhecimento e inteligência para transformar o País”, justificou Fiscina.
Conforme ressaltou a parlamentar através do projeto de resolução, Luiza Helena Trajano nasceu em 9 de outubro de 1948, e começou a trabalhar na empresa Magazine Luiza em 1960, quando tinha apenas 12 anos de idade, cuja loja foi adquirida por seus tios ainda com o nome de “A Cristaleira”, loja especializada em presentes finos.
O nome Magazine Luiza é uma homenagem à sua tia, Luiza Trajano, colocado depois de ter sido aprovado em um concurso cultural realizado por uma Rádio local.
A homenageada é formada em Direito, pela Faculdade de Direito de Franca, em São Paulo. Em 1972, a Magazine Luiza tornou-se uma grande rede de lojas, disputando com as gigantes do segmento, a exemplo das Casas Bahia, Ponto Frio, etc. Na empresa galgou várias posições, iniciando na área de cobrança e vendas, até ocupar o cargo de diretora-superintendente do Magazine Luiza.
Fonte : Classe Política