A Bahia recebeu nesta terça-feira (8) mil urnas eletrônicas para as Eleições Municipais de 2024. Os equipamentos forma o primeiro lote das mais de 15 mil unidades que o estado deve receber até o pleito.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), às urnas são do modelo 2023 e devem substituir as versões mais antigas do equipamento, de 2009, 2020 e 2011.
Leia mais:
A carga foi entregue no Centro de Apoio Técnico (CAT) do órgão, no Porto Seco Pirajá, em Salvador, onde ficam armazenadas. A logística de distribuição e a seleção dos municípios que deverão receber os novos modelos estão em fase de estudo e avaliação.
Ao todo, o TRE-BA receberá 15.515 novas urnas até o próximo ano, somando um total de 39.765 equipamentos. As peças estão sendo produzidas pela fábrica da Positivo Tecnologia, sediada em Ilhéus, no sul baiano.
Esta é a 3ª vez que as urnas são produzidas na Bahia, com distribuição para todo o Brasil. A primeira vez foi em 2002, quando a Unisys, empresa global de serviços e soluções de Tecnologia da Informação, liderou o processo de fabricação de urnas no estado, em Camaçari, município que comporta empresas pertencentes ao Polo Industrial.