Iniciado no final de junho,o Curso de Cuidador(a) de Pessoas Idosas oferecido pela Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), foi encerrado nesta quarta-feira (30) com a certificação de 27 alunos, aptos para o mercado de trabalho. A iniciativa teve a anuência do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, que destinou recursos do Fundo do Idoso para a capacitação, executada pelo Curso Líder.
Com aulas teóricas e práticas, a formação teve carga horária de 40h e abordou noções básicas de geriatria, nutrição saudável, primeiros socorros, gerontologia, e o desenvolvimento de atividades lúdicas para entretenimento. Doralice Santana, cursista de 29 anos, disse que irá aproveitar os conhecimentos para aplicar no cuidado com o pai, “que já está idoso e eu não sabia bem como lidar. Então, além da oportunidade de ter uma nova profissão, também posso aplicar com meus familiares”.
“Estamos aqui pra servir”, afirmou Maria das Graças, que tem 60 anos e já trabalhava de maneira informal, cuidando de crianças e idosos. “Aprendi muita coisa! Saio daqui com um certificado, que me permite também trabalhar em Lares de Idosos”.
Os participantes do curso fizeram uma visita técnica ao Lar Franciscano Emma Barbetti, “na qual pudemos sentir na pele como é o funcionamento da instituição e o tratamento adequado às pessoas da melhor idade”.
A cerificação aconteceu no Centro de Convivência da Pessoa Idosa, inaugurado em julho pela SEMAS, “um sonho pessoal que se tornou realidade”, declarou o secretário de Assistência Social Rui Costa Brito. Ele explicou que o Conselho autorizou a utilização de 10 mil reais para a capacitação. “Os recursos advém de doações do Imposto de Renda e o Conselho determina como deve ser gasto os valores”.
O secretário da pasta também saudou os alunos e fez a entrega simbólica de um dos certificados. “Quero que seja muito útil na vida profissional de vocês. Além da técnica, é preciso gostar de pessoas para poder cuidá-las da melhor forma. Que cada um que fez o curso possa ingressar no mercado de trabalho e contribuir com a sociedade, dedicando-se àqueles que participaram da construção da sociedade de Alagoinhas. Cuidado, amor e respeito são as palavras-chave”.
A presidente do Conselho da Pessoa Idosa, Maria Regina Silva, manifestou sua alegria e satisfação em participar da certificação dos alunos e disse que, por ser idosa, luta pelos seus direitos e de todos os idosos do município. “O cuidado deve começar por nós mesmos. Alagoinhas tem 7 instituições de idosos, a população está envelhecendo e vocês serão de extrema necessidade nesse contexto”, finalizou.
Fotos: Roberto Fonseca
← voltar
Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.