O festival Panorama Coisa de Cinema, realizado anualmente em Salvador, foi adiado para 2024, entre os dias 14 a 21 de março. É a primeira vez que isso acontece em 14 anos de realização.
De acordo com nota enviada pela assessoria, o adiamento acontece após o Edital Calendarizados, que patrocina o evento desde 2012, ser interrompido pela Secretaria de Cultura da Bahia. Ainda de acordo com o comunicado, a Secult-BA anunciou que faria um edital de emergência, mas até o momento não foi divulgado.
Para a próxima edição, o Panorama Coisa de Cinema vai contar com o patrocínio do Instituto Flávia Abubakir, que garante parcialmente a realização do festival. No entanto, o evento ainda precisa de complementação financeira para que o festival seja realizado dentro do padrão estabelecido, com presença de diretores e diretores.
“É preciso ressaltar que há um grande congestionamento de filmes e falta tela. Falta espaço para curtas e longas brasileiros, além dos estrangeiros independentes. Falta espaço para o cinema da Bahia. Há produção, mas falta divulgação e promoção do nosso cinema”, diz a nota.
Ainda segundo a nota, desde março de 2023 o festival estava sendo planejado. Cerca de 1.350 filmes foram inscritos, com 220 longas brasileiros. Uma equipe de oito curadores segue assistindo e analisando o material.
O iBahia entrou em contato com a Secult-BA, mas até a publicação desta matéria não obteve retorno.