A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA) iniciou nesta segunda-feira (14) o trabalho de limpeza e desassoreamento de rios, feito regularmente para manter os cursos d’água, evitando alagamentos. A ação, que conta com emenda coletiva da Câmara de Vereadores, começou no Riacho da Guia, em toda a área do entorno do distrito, e seguirá nas próximas semanas na sede e no distrito de Boa União.
Bruno Fagundes, gestor da SEDEA, explica que o desassoreamento é uma ação de cunho ambiental e consiste na remoção de resíduos,e sedimentos, incluindo terra, vegetação e lixo, acumulados tanto nas margens, quanto no leito a fim de liberar o fluxo das águas.
“Esse também é um trabalho de prevenção contra alagamentos das áreas que que ficam às margens dos rios. É importante que a população tenha consciência e não faça o descarte de lixo nos cursos d’água. A limpeza é feita, mas o acúmulo acontece novamente”, alerta Bruno.
A SEDEA faz o mapeamento das áreas e realiza esse tipo de trabalho regularmente, em todos os rios e riachos do município. A frequência é determinada pela necessidade, de acordo com o volume de acúmulo de resíduos. “Além do desassoreamento, é feita a recomposição da mata ciliar, com o plantio de espécies nativas, que funcionam como um filtro e dificulta a deposição de sedimentos provenientes da erosão no fundo do rio”, completou o secretário.
Foto: Roberto Fonseca
← voltar
Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.