Diretoras escolares, coordenadores (as) pedagógicos, equipe técnica/SEDUC da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como os formadores do Programa Municipal Tempo de Alfabetizar Alagoinhas participaram, nesta quarta-feira (13), das 2ª e 3ª Oficinas do Projeto MAJOG – Matemática em Jogo. A atividade foi realizada por meio da empresa Movimenta Educação, que orientou os profissionais da Rede Municipal de Ensino, detalhando como os Jogos Matemáticos do Projeto serão utilizados em sala de aula.
O Projeto MAJOG é uma estratégia de aprendizagem motivadora e multifacetada para ensinar e aprender de forma inovadora, eficaz e lúdica. “Essas oficinas são para que os gestores, juntamente conosco, possamos vivenciar com os jogos e,posteriormente com os professores, trabalharem com os estudantes de maneira lúdica, as competências e habilidades de matemática, numa perspectiva em que eles possam aprender de maneira prazerosa. Caracterizando uma aprendizagem que resulte de um ensino lúdico, que tenha significado e que eles possam utilizar no dia a dia, colocando em prática a aprendizagem significativa”, explicou Marileia Ferreira Torres Saraiva, coordenadora técnica de Ensino dos Anos Iniciais e Coordenadora Municipal do MAJOG.
A consultora educacional da Região Nordeste da Movimenta Educação, Carla Alessandra Souza Guimarães, destacou o MAJOG como um recurso para potencializar o aprendizado da matemática. “Sabemos que a matemática normalmente é tida como um bicho-papão e quando a gente começa a potencializar o ensino da matemática principalmente através do lúdico, através dos jogos, através da tecnologia que não é a digital, você começa a trazer para o aluno as possibilidades da matemática, principalmente envolvidas no cotidiano escolar. E quando nós temos formação dos professores e a formação do grupo de gestão, a gente consegue trazer isso de maneira muito mais significativa para escola”, afirmou.
Para o secretário de Educação, Gustavo Carmo, que se fez presente durante as atividades, essa é uma estratégia que vem para atrair os estudantes através de ferramentas únicas. “A gente se preocupa com o desempenho dos nossos estudantes, e como Secretaria temos implantado, cada vez mais, projetos para que eles alcancem os melhores resultados possíveis. E essa é a função do MAJOG, que vem como um atrativo a mais no sentido de desenvolver o aprendizado dos estudantes com relação à Matemática. Agradeço o empenho dos profissionais da SEDUC em fazer essa inovação acontecer, assim como a Gestão Municipal em abraçar essa a nossos projetos tecnológicos ”, afirmou.
As oficinas tiveram como público-alvo cerca de 60 gestores, entre diretores e coordenadores das escolas, das pré-escolas e de creches, assim como também a equipe técnica dos anos iniciais e da educação infantil e a equipe de formadores do programa Tempo de Alfabetizar Alagoinhas e, posteriormente, com os professores para estes trabalharem com os estudantes, e foram ofertados pelas formadoras Camila Poleto e Mariana Ferreira, ambas de São Paulo. A estratégia será aplicada para os estudantes do Grupo 4 e 5 (G4 e G5) e todas as turmas do 1º ao 5º ano.
Confira mais imagens:
Foto: Roberto Fonseca / SECOM
← voltar
Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.