Como canta Simone em sua tradição música natalina, a data é “a festa cristã”. Em uma explicação básica, o Natal é a celebração do nascimento de Jesus Cristo, o filho de Deus enviado à Terra para redimir os humanos do pecado, segundo as religiões cristãs.
De acordo com a crença, o dia costuma ser celebrado com ritos especiais, como missas, vigílias, ceias, cultos ou mesmo palestras.
Leia mais:
No entanto, disseminadas numa cultura predominantemente cristã, como as demais religiões não-cristãs celebram a data?
Natal para os católicos
O nascimento de Jesus é celebrado com a santa missa, que na data ganha ares festivos. Para os católicos, no entanto, o Natal não se encerra no dia 25. Segue até o dia 6 de janeiro, quando é celebrado o Dia de Reis, em referência à visita dos três reis magos ao menino Jesus.
Natal para os evangélicos
Os evangélicos, por sua vez, celebram o Natal com cultos festivos e ceia, simbologia que se assemelha ao rito eucarístico na igreja católica. Por ser uma data festiva, repartem o pão e o vinho (ou suco de uva).
Natal dos candomblecistas
A lógica do nascimento de Jesus não é genuinamente uma lógica dentro do candomblé, no entanto, o sincretismo religioso no Brasil exerce influência na data. Os grupos costumam se reunir nas casas e promover reflexões de renovação e solidariedade.
Natal para os espíritas
O Natal é uma date importante para os adeptos do espiritismo. A data é celebrada nas casas espíritas com palestras e momentos de confraternização. No período, a história de Jesus é contada a partir de leitura bíblicas dos evangelistas Marcos, Lucas, Mateus e João.
Natal para os judeus
O judaísmo não celebra o Natal. Enquanto o cristianismo compreende a existência de Jesus Cristo como o redentor, o judaísmo segue em caminho oposto. Os judeus possuem uma celebração especial, próximo do Natal cristão, que se chama Hanukkah – ou festa das luzes. A tradição pede que os adeptos acendam um candelabro dentro de casa e o coloque na jaquela, sob a ideia de compartilhar a luz. O Hanukkah cai em datas distintas a cada ano, pois segue o calendário judaico.
Natal para o mulçumanos
O Natal não faz partes dos ritos de celebração islâmicos. Segundo a religião, Jesus é um profeta tal qual Maomé. No Islam só existem duas datas festivas: Eid al fitr (quando termina o Ramadan) e Eid al adha (quando termina a peregrinação).
Natal para os budistas
O Natal não faz parte dos ritos e festividades do budismo. O que há entre os budistas é a celebração da festa da iluminação de Buda, que acontece entre os dias 1 e 8 de dezembro. A festividade celebra o surgimento de Buda – a palavra significa “desperto” e refere-se a Sidarta Gautama, príncipe nepalês que teria vivido cinco séculos antes de Cristo.