O município de Itaparica, na Região Metropolitana de Salvador, comemora 201 anos de independência a partir desta sexta-feira (5). A programação, que segue até a terça-feira (9), contará com atividades, culturais e cívicas, que preservam tradições locais.
Durante todos os dias, acontecerão apresentações musicais no Campo Formoso, localizado no Centro Histórico. Ainda nesta sexta, por volta das 19h, acontece shows de Cauanzinho, Babado Novo, O Maestro, Timbalada e Silvanno Salles.
Leia mais:
No próximo sábado (6), a programação inicia com a puxada do Carro do Caboclo, que sairá da Praça dos Veranistas (Jardim dos Namorados) às 21h e segue um trajeto pelas ruas do Centro Histórico. Tradicionalmente, o desfile será acompanhado por uma multidão com fachos acesos. A partir das 22h, a banda O Golpe, o cantor Marcelo Falcão, a cantora Solange Almeida e a banda La Fúria sobem ao palco.
O ápice das comemorações acontece no dia 7, dia da Independência de Itaparica, quando a festa começa às 5h com alvorada. Depois disso, acontece o hasteamento da bandeira, ás 7h, no Forte São Lourenço. Às 8h, será celebrada a missa na Igreja Matriz e, às 15h, haverá cortejo pelas ruas, composto por grupos culturais de indígenas, caboclos, baianas, sambadeiras e capoeiristas.
A partir das 16h, a imagem sairá da Fonte da Bica se seguirá pelo Centro. Além disso, a programação religiosa terá a oração do Te Deum na Igreja Matriz, às 17h30, e a apresentação do Auto “Roubada da Rainha”, na Aldeia Campo Formoso, às 19h.
Ainda no domingo, moradores e visitantes poderão assistir aos shows de Sorriso Maroto, Matheus Fernandes e Dilsinho, a partir das 22h.
Na segunda (8) e na terça (9), às 19h, acontece novamente o Auto “Roubada da Rainha”, na Aldeia Campo Formoso e no último dia, a população se despede do caboclo no ritual conhecido como ‘Guardada’, com cortejo que percorre as ruas da cidade.
Os shows de segunda começam às 20h, com Pegando no Tombo, Vanessa da Mata, Léo Santana e Psirico. Já na terça, a programação será às 22h, com Danniel Vieira, Mari Fernandez e Edson Gomes.