Um vulcão entrou em erupção neste domingo, 14, no sudeste da Islândia, perto da vila de pescadores de Grindavik, expelindo colunas de lava que incendiaram casas vizinhas, de acordo com a Agência Meteorológica da Islândia (OMI).
Esta é a quinta erupção vulcânica na Islândia em quase três anos. A última ocorreu em 18 de dezembro na mesma área.
A atividade sísmica se intensificou bruscamente durante a noite, e os residentes de Grindavik foram retirados de suas casas por volta das 3h locais (0h em Brasília), segundo a rádio e a televisão públicas islandesas.
A erupção começou por volta das 8h ao norte desta cidade de 4.000 habitantes, de acordo com a agência meteorológica. A cidade fica cerca de 40 km a sudoeste de Reykjavik, a capital da ilha.
As imagens das câmeras de vigilância mostram grandes fluxos de lava de cor laranja brilhante ao longo de uma fenda.
“É surreal. É como assistir a um filme”, disse Sveinn Ari Gudjonsson, de 55 anos, à AFP.
“Em uma cidade pequena como esta, somos todos como uma família, nos conhecemos todos. Então é uma tragédia ver isso”, acrescentou o homem.
As autoridades já haviam evacuado Grindavik em 11 de novembro como medida de precaução. Nos dias anteriores, houve centenas de terremotos causados pelo deslocamento de magma sob a crosta terrestre, um sinal precursor de uma erupção vulcânica.
As autoridades também estão monitorando de perto a usina geotérmica de Svartsengi, localizada na mesma área e que fornece eletricidade e água para cerca de 30.000 habitantes. As instalações são protegidas por um muro.
A Islândia está entre as placas tectônicas euroasiática e norte-americana e é uma das regiões vulcânicas terrestres mais ativas, com 33 vulcões, ou sistemas vulcânicos, catalogados como ativos.
Publicações relacionadas