A jovem de 29 anos que foi a oitava vítima da dengue na Bahia era farmacêutica e estava grávida de 4 meses. Gabriela Gomes Santo era moradora da cidade de Barra do Choça, no sudoeste baiano, que é a região que concentra mais mortes pela doença no estado.
De acordo com informações passadas para a TV Sudoeste pela Secretaria Municipal de Saúde, além de trabalhar como farmacêutica, Gabriela ainda fazia mestrado em Biociências na Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Leia mais:
A paciente recebeu o diagnóstico para o estágio grave da doença, depois que deu entrada no Hospital Municipal José Maria de Magalhães Neto, muito debilitada.
Ainda conforme os dados da secretaria, o que agravou o quadro de saúde de Gabriela foi o fato de que ela tinha anemia falciforme. A morte da farmacêutica aconteceu no dia 20 de fevereiro, mas a confirmação só saiu nesta sexta-feira (1º).
Além da farmacêutica grávida, quem são as outras vítimas da dengue na Bahia:
- Criança de 5 anos, moradora de Jacaraci, no sudoeste da Bahia;
- Adolescente de 17 anos, moradora de Feira de Santana, a 100 km de Salvador;
- Idoso de 87 anos, morador de Ibiassucê, no sudoeste da Bahia;
- Um paciente sem idade confirmada em Jacaraci, no sudoeste da Bahia;
- Um paciente sem idade confirmada em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia;
- Um paciente sem idade confirmada em Piripá, no sudoeste da Bahia;
- Um paciente sem idade confirmada em Irecê, no norte da Bahia.
De acordo com o último boletim da dengue, divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) na quinta-feira (28), o estado tem 23.458 casos prováveis da doença.
O número contempla o período de 1º de janeiro até 29 de fevereiro de 2024 e é 179% maior em comparação ao mesmo período do ano anterior. Atualmente, 64 cidades estão em estado de epidemia.