O terceiro episódio do especial gastronômico do iBahia, que te ensina a fazer pratos tradicionais da culinária baiana para servir na Semana Santa e também para comemorar o aniversário de 475 anos de Salvador, será com a chef Suzana, dona do ‘Re-Restaurante’. O espaço fica localizado no bairro da Gamboa, Centro de Salvador.
Ela explicou como fazer uma moqueca vegetariana de banana da terra. O prato leva em média 30 minutos para ficar pronto e é ideal para quem ama o sabor de uma moqueca tradicional e prefere a ingestão de legumes e frutas.
Leia mais:
O rendimento do prato depende da quantidade de bananas. Confira abaixo a lista completa de ingredientes e o modo de fazer:
Leia mais
Moqueca de Banana
Ingredientes
- 200ml de leite de coco
- 100ml de azeite de dente
- 2 tomates e 2 cebolas cortadas
- Meio limão
- 1 colher de sopa de alho batido
- 1 pouco de coentro
- 1 pimentão
- 3 bananas da terra
- 1 batata
- 1 cenoura
- 1 chuchu
Modo de Preparo
- Em uma panela, coloque tomate, cebola, pimentão cortado em tiras
- Depois acrescente o leite de coco e os legumes cozidos cortados em cubos
- Coloque o azeite de dendê e deixe ferver
- Corte as bananas em rodelas e jogue delicadamente na panela. Acrescente o sal e o coentro
- Tempere com sal a gosto e deixe ferver por mais alguns minutos
- Desligue o fogo e sirva quando a banana estiver agradável ao paladar
Salvador – 475 anos: especial gastronômico do iBahia
A culinária baiana tradicional é regada a dendê, leite de coco, castanhas e camarão. Esse mix de ingredientes promove uma explosão de sabores que conquista qualquer um. Por aqui, as iguarias marcam presença em diversos restaurantes de Salvador. Mas, em datas comemorativas, elas são quase que obrigatórias.
Pensando nisso, o iBahia resolveu fazer um giro nas principais cozinhas da cidade para que os chefs pudessem te ensinar a fazer esses pratos comuns na ceia da Semana Santa e ideais para as comemorações dos 475 anos de Salvador.
A primeira edição trouxe a chef Deliene Mota, do Encantos da Maré, ensinando uma moqueca de peixe com camarão. A segunda foi sobre uma moqueca de badejo feita pela chef Neinha, dona do ‘Bar da Neinha Point do Camarão’.