Este artigo é de autoria de Waldo Robatto,
médico e jornalista, natural de Alagoinhas (BA),
publicado no Espaço do Leitor do
jornal A TARDE, em 23 de março de 2024.
Na oportunidade em que se comemora o 72ª aniversário da “Liga Bahiana Contra o Câncer” (“LBCC”), considero indispensável relembrar – In Memorian – _ a figura ilustre do colega Carlos Aristides Maltez, extraordinário presidente dessa benemérita Instituição.
Com a devida permissão deste vibrante “A TARDE”, então, descrevo em resumo historicista, por exemplo, um marcante acontecimento de grandeza humanitária que ele realizara em Alagoinhas .
Pois bem: ainda estudante de medicina publiquei um artiguete no “Nordeste” (1952), jornal que circulava em Alagoinhas, intitulado “O Câncer” e, assim, continuei procedendo já agora médico do Hospital Aristides Maltez através o “Alagoinhas Jornal”! Iniciativa essa visando possível construção justamente na minha Terra Natal (Alagoinhas) de um “Posto Médico” de combate à tão famigerada doença!
Carlos Maltez, na época, procurando exatamente facilitar que mulheres pobres do nordeste baiano pudessem necessariamente realizar o exame “Preventivo do CA Genital” resolveu aproveitar o meu intento que estava em curso.
De logo, assim, criou a “Secção Alagoinhense da Liga Bahiana Contra o Câncer”, entregue a Senhoras da Sociedade local.
Elas, unidas e motivadas, demonstrando o espírito humanista que a mulher alagoinhense possui, assim, – quando solicitando a ajuda financeira programada – efetuaram também um vitorioso trabalho social de informações úteis referentes ao “grande mal”.
“Posto Médico Arlinda Robatto” inaugurado (1955) e funcionando plenamente despertou , inclusive, a mídia no Rio de Janeiro (TV Globo), que filmando localmente suas instalações foi divulgado no programa “Globo Repórter” (5/9/1978) na voz de Cid Moreira ser ele (o Posto) “pioneiro no interior do País
destinado na Prevenção do Câncer Ginecológico” (mamas, útero, ovários, etc.).
Carlos Maltez, portanto, com ajuda do Povo Alagoinhense, principalmente da coletividade feminina, realizando o exaustivo trabalho da construção do Posto Médico demonstrou a sua destacada inata vontade em servir.
Em tempo, acrescento que os Prefeitos do Município da época voluntariamente colaboraram com a campanha local contra a impiedosa doença.
O mesmo acontecendo com a vereança.
Este articulista, por exemplo, recebeu dos vereadores o honroso título de “Filho Benemérito de Alagoinhas”, Projeto de Resolução de autoria do ilustre edil João Bosco de Faria Lins.
São fatos.
Surpreendentemente, contudo, a atual Direção da “LBCC” desativou totalmente as atividades do Posto, chegando mesmo a vender o imóvel!
Naturalmente que o Povo Alagoinhense não merecia tamanha desconsideração, é mais do que evidente, Lembrai-vos!.
Waldo Robatto,
wrobatto@bol.com.br
Salvador, Ba.