Mais de dez municípios baianos receberão doses de vacina contra a dengue após uma resolução pactuada na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), na segunda-feira (1º). A decisão foi tomada com base na autorização da Ministério da Saúde para a redistribuição de vacinas com o prazo de validade até 30 de abril.
Serão cerca de 15 mil doses do imunizantes serão encaminhadas de municípios já estavam realizando a vacinação para os selecionados pela pasta federal. As cidades selecionadas na Bahia e que receberão as doses remanejadas são:
Leia mais:
- Vitória da Conquista,
- Serrinha,
- Jacaraci,
- Caetité,
- Barra do Choça,
- Teixeira de Freitas,
- Morro do Chapéu,
- Piripá,
- Macaúbas
- Bonito
O critério definido para que estes municípios fossem selecionados foi definido pelo Ministério da Saúde, que considerou o número de casos prováveis absolutos notificados em 2024. A lógica de redistribuição foi estabelecida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).
Bahia já registrou 27 mortes por dengue
A Sesab notificou mais quatro mortes por dengue no estado. Os novos casos foram registrados em Vitória da Conquista (2), sudoeste da Bahia, Juazeiro (1), na região norte, e em Feira de Santana (1), cidade a 100 quilômetros de Salvador. As informações foram confirmadas nesta terça-feira (2). O órgão não forneceu detalhes sobre os óbitos, como as datas, nomes e idades das vítimas.
A 23ª morte pela doença foi divulgada pela Sesab foi no sábado (30). A vítima é de Carinhanha, cidade do sudoeste do estado, mesma região onde aconteceu a 22ª morte por dengue. As três cidades com o maior números de mortes são Vitória da Conquista (7), Jacaraci (4) e Piripá (3). As três estão no grupo das cidades escolhidas para receber mais doses do imunizante contra a doença.
Número de cidades em situação de epidemia de dengue caiu
Ainda segundo a Sesab, o número de cidades em situação de epidemia de dengue caiu de 285 para 275.
“A redução no número de municípios em epidemia de 285 para 275 não nos deixa confortáveis. Isso não significa que a epidemia está acabando ou que há redução no número de casos. Houve, sim, um tratamento, um trabalho, um fechamento dos números de casos prováveis que foram notificados por esses municípios ao sair os resultados laboratoriais”, explica Márcia São Pedro, diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado.
Ao todo, na Bahia, foram notificados 95.890 casos prováveis da doença até o dia 30 de março de 2024, registrando um Coeficiente de Incidência (CI) de 678,1 de casos/100.000 habitantes. No mesmo período de 2023, foram notificados 15.070 casos prováveis, o que representa um aumento de 536,6%. No total, 275 municípios da Bahia estão em estado de epidemia de Dengue, entre eles os três citados. Outros 56 estão em risco e 16 em alerta.