Agentes comunitários de saúde e enfermeiros que atuam na Atenção Básica de Saúde participaram, na manhã desta quarta-feira (22), do lançamento do Programa de Redução de Filas – Etapa Cirurgia de Varizes. A ação também teve o objetivo de qualificar a assistência dos profissionais aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com um treinamento para atendimentos às cirurgias.
“Este dia serviu para apresentar a etapa do Programa de Redução de Filas no de Alagoinhas que é o maior programa de redução do Estado da Bahia, e nessa etapa faremos cirurgias de varizes. Todos os profissionais estão sendo treinados para que façam a captação dos pacientes, encaminhamentos para que esses pacientes tenham o serviço ofertado e a realização do seu procedimento cirurgia e continuidade no atendimento que for necessário após os procedimentos realizados”, explicou a secretária de Saúde, Laína Passos.
Os procedimentos iniciarão o tratamento em junho e o fluxo de atendimento será através dos agentes comunitários que terão que fazer busca ativa nas regiões de saúde de Alagoinhas, seguindo os critérios de pacientes com: veias tortuosas nos membros inferiores, peso, edema ou úlcera venosa.
“Estes pacientes serão encaminhados para as unidades de saúde para a triagem, seguindo para a avaliação do angiologista e logo após o tratamento esclerosantes (tratamento minimamente invasivo, onde faz-se a ingestão de uma substância conhecida como espuma)”, explicou o médico Paulo Sérgio Pinheiro, representante da Faculdade Estácio.
Os pacientes que tirem veias finas chamadas varizes estéticas não serão contemplados, assim como pacientes reumatológicos, com pressão alta, histórico de trombose ou em tratamento oncológico.
Os próximos passos serão: o encaminhamento dos pacientes que tenham critérios para triagem, o procedimento cirúrgico propriamente dito e depois o acompanhamento desse paciente.
Confira as imagens:
Foto: SECOM
← voltar
Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.