Faltando um mês para o início oficial das festas juninas, em Salvador não há quem já não esteja pensando no São João e nas festas pelo interior da Bahia. Porém, há quem prefira viajar para outros estados do Nordeste para aproveitar as festanças.
Devido à grande diversidade da região, a festa de São João nem sempre é comemorada da mesma forma em todos os estados, embora algumas tradições sejam comuns.
Leia mais:
Confira como o São João é comemorado em outros estados do Nordeste
Campina Grande, Paraíba – Evento Gratuito
Considerada a maior festa junina do Brasil, a festa dura um mês, e, no ano de 2024, começa no próximo dia 29 e vai até 30 de junho. A festa, que tem 41 anos de história, já levou mais de 2 milhões de pessoas ao estado da Paraíba em edições anteriores.
Apesar de manter o forró como o ritmo típico da festa, o São João de Campina Grande hoje tem uma programação bem diversa – estão confirmados nomes como Gusttavo Lima, Wesley Safadão, Xand Avião, Padre Fábio de Melo, Sorriso Maroto e Pedro Sampaio.
Os ingressos dos shows da comemoração do São João já estão disponíveis online. No site, interessados pode escolher fazer parte de vários eventos.
Caruaru, Pernambuco – Evento Gratuito
Uma das festividades mais comercializadas do São João, a festa da cidade de Caruaru não fica muito atrás do São João em Campina Grande. Em 2024, a festa começou no dia 19 de abril e vai até 29 de junho, contabilizando “meros” 72 dias de festa. Os ingressos para quem quer curtir a festa de camarote estão disponíveis online.
Serão 27 pontos com atrações, contando com o “Pátio de Eventos Luiz Gonzaga”, onde vão acontecer as apresentações das maiores atrações da festa, o “Polo Azulão”, onde se apresentarão os artistas mais alternativos da festa.
As origens da celebração do “Ciclo Junino” datam o séc. XVI, antes da chegada da família real portuguesa em 1808, quando era fortemente religiosa.
São Luís, Maranhão – Evento Gratuito
Assim como os outros eventos da lista, o Maranhão também compete pelo título de São João mais longo do Nordeste, e tem em média 60 dias de festa, entre os dias 13 e 21 de junho. As festividades vão acontecer no Complexo Esportivo Canhoteiro. Os ingressos para curtir a festa de camarote estão entre R$ 160 e R$ 380 – as vendas são online.
As festividades de São Luís, no entanto, vão além das festas comerciais. Os festejos mais tradicionais começam no início de maio, com o festival “Maranhão de Reencontros”, que roda todo o estado. Seguindo essa tradição, começam os arraiás e turistas e moradores locais participam de brincadeiras e danças da cultura popular, que incluem a apresentação do Bumba Meu Boi, grande parte da identidade do São João do Maranhão.
Teresina, Piauí – Evento Gratuito
A cidade de Teresina é conhecida pela tradicional “Cidade Junina”, que completa 30 anos de história no ano de 2024. O evento ocorre entre os dias 12 e16 de junho, em Teresina. As comemorações seguem uma programação bastante tradicional, com apresentações de Bumba Meu Boi, quadrilhas, além de shows de artistas nacionais e regionais.
Além disso, a “Cidade Junina”, na cidade de Teresina, contará com uma feira gastronômica na qual visitantes e moradores locais poderão provar dos pratos típicos da cidade e das comemorações de São João.
Assú, Rio Grande do Norte – Evento gratuito
Intitulada o “São João Mais Antigo do Mundo”, as celebrações juninas da cidade de Assú, no Rio Grande do Nortem acontecem durante os dias de 14 e 24 de junho. Na programação, estão confirmados a presença de artistas como Luan Santana, Wesley Safadão e Padre Fábio de Melo.
Para comemorar também o santo padroeiro da cidade, São João Batista, Assú também recebe a peça “O Auto de São João Batista”, nos dias 6, 7 e 8 de junho. As apresentações são gratuitas.
A festa recebe o título de “São João mais antigo do mundo” por completar, em 2024, 298 anos de história.
Fortaleza e Barbalha, Ceará – Evento Gratuito
Os festejos juninas de Fortaleza, no Ceará, acontecem entre os dias 28 e 30 de junho, no Aterrinho da Praia de Iracema. A programação vai contar com a presença da dupla Zezé de Camargo e Luciano, além de Geraldo Azevedo.
De acordo com a prefeitura da capital, os cachês dos artistas serão pagos por patrocinadores da festa. A celebração também vai contar com apresentações folclóricas, como grupos de quadrilhas.
No entanto, uma das tradições do São João do estado que mais chamam atenção é a festa de Santo Antônio, que acontece no município de Barbalha. Para dar início às celebrações, moradores da cidade carregam um mastro de madeira pela cidade, onde é hasteada a bandeira de Santo Antônio.
Aracaju, Sergipe – Evento Gratuito
A festa de São João na capital de Sergipe, apelidada de “Forró Caju”, vai ocorrem entre dias 1º e 30 de junho. Confirmados para tocar na festa estão artistas como João Gomes e Calcinha Preta, além de Estakazero e mais de 200 outros. A celebração acontece na Orla do Atalaia e na Rua São João.
A festa comemora seu 11º ano de história este ano. Para os visitantes que gostam de um contexto histórico, a recomendação é visitar a cidade cinematográfica “Arraiá do Povo”, onde podem também dançar um forró de pé de serra.
Maceió, Alagoas – Evento Gratuito
Considerada uma das maiores festas de São João do litoral do Brasil, a celebração da cidade de Maceió, apelidado de “Massayó”, acontece entre os dias 22 e 30 de junho, e contará com a presença de artistas como Alok, Victor e Léo, Henry Freitas.