O Instituto Cervantes Salvador inaugurou nesta sexta-feira (14) uma exposição gratuita que mergulha na interseção entre feminismo e arquitetura. Intitulada “Arquitetura e feminismo: sem começo nem fim”, a mostra foi lançada às 18h, na sede do instituto, com uma mesa redonda com arquitetas e pesquisadoras.
O evento é uma parceria ente a Embaixada da Espanha no Brasil, a Prefeitura de Salvador e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da Bahia, promovendo a troca de experiências entre profissionais da Espanha e do Brasil, explorando iniciativas, trabalhos e estudos no âmbito da arquitetura e do feminismo.
Leia mais:
A mesa redonda contou com a participação da arquiteta Celeste Leão, e das arquitetas e urbanistas Maiana Ferraro, Bárbara Oliveira, Betth Garcia, Emyle Santos, Marina Brandão, Jussara Prado e Naia Alban. O objetivo era fomentar discussões sobre o papel da mulher na arquitetura e na construção de espaços mais inclusivos e igualitários.
Exposição ‘Arquitetura e feminismo: sem começo nem fim’
A exposição, com curadoria de Semíramis González, apresenta o trabalho de diversas arquitetas, urbanistas e artistas que reivindicaram espaços feministas em edifícios e ruas, priorizando outras formas de conceber nosso ambiente.
Os visitantes poderão apreciar vídeos, maquetes, fotos e instalações artísticas produzidas entre 2007 e 2023, destacando com a arquitetura e o feminismo são importantes para uma habitação igualitária e justa.
Serviço
- O quê: Exposição “Arquitetura e feminismo: sem começo nem fim”
- Onde: Instituto Cervantes Salvador (Av. Sete de Setembro, 2792 – Ladeira da Barra)
- Quando: 15/06/2024 a 10/07/2024 (de segunda a sexta, das 9h às 19h; sábados, das 9h às 13h)
- Mais informações: Instituto Cervantes Salvador
- Entrada gratuita