A Prefeitura Municipal de Alagoinhas, numa parceria entre entre a Secretaria de Assistência Social (Semas) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), concluiu, no último dia 24, o Projeto Técnico Social (PTS), que ofereceu cursos profissionalizantes, oficinas e palestras para moradores do Conjunto Residencial Linha Verde. O projeto, que teve duração de dois anos e recebeu investimentos de R$ 600 mil, beneficiou 300 famílias locais. Entre os cursos oferecidos estão os de manutenção de ar-condicionado automotivo, eletricista, pintor, confeitaria básica, confecção de calçados, condução de empilhadeira, mecânica de motos, entre outros.
O PTS é uma inciativa do programa Minha Casa Minha Vida, em convênio com a Caixa Econômica Federal, que promove a qualificação dos contemplados com as unidades habitacionais, contribuindo para a integração social e a qualificação profissional das famílias.
“Com a entrega dos últimos certificados, o sentimento é de gratidão, de dever cumprido, considerando que o PTS só acontece se houver, por parte da gestão, o interesse em elaborar o projeto, em buscar o recursos financeiros e envolver a comunidade. Isso aconteceu aqui e alcançamos este excelente resultado”, diz o secretário de Assistência Social, Rui Costa, que participou do encerramento dos cursos.
Também presente ao evento, a coordenadora do projeto, Jilvanda Praxedes, diz que o projeto impactou e transformou várias vidas no residencial. Segundo ela, “graças aos cursos, muitas pessoas ingressaram no mercado de trabalho e estão tendo uma renda extra. Então, a gente conseguiu trazer não só autonomia, mas mais qualidade de vida, bem-estar”.
Leticia Oliveira, 31 anos, mãe de três filhos, é moradora do residencial e participou de, pelo menos, sete cursos. “Eu fiz confeitaria básica, salgados e folheados, pizza, auxiliar administrativo, empreendedorismo e de elétrica de baixa tensão. Quando eu comecei a fazer o curso, eu estava desempregada. Hoje, trabalho por conta própria fazendo bolos e salgados para festas, e é com essa renda que sustento minha família”, diz, emocionada.
← voltar
Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.