A Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Saúde, fez nesta sexta-feira (22) mais uma entrega de próteses dentárias no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). A iniciativa é do Programa de Próteses Dentárias, que faz parte do Programa Brasil Sorridente e está em atividade em Alagoinhas desde 2022. Com essa entrega, que é a última do ano de 2024, o programa alcança o número de 1.938 próteses concedidas aos pacientes.
Elis Souza, dentista e coordenadora do programa do município, explica que são confeccionados modelos de próteses totais e parciais. “Esse é um trabalho muitas mãos, desde a Atenção Básica, que faz o primeiro atendimento odontológico e encaminha os pacientes para o atendimento do CEO, que é um serviço de média complexidade. Esse é um trabalho de reabilitação, tanto mastigatória, quanto da fala e que envolve também a autoestima das pessoas. Uma pessoa que recebe uma prótese ganha também qualidade de vida e dignidade”, completou a coordenadora.
Dona Ivonete Silva, de 60 anos, foi uma das pessoas que receberam a prótese. Depois de passar pelos procedimentos de avaliação, moldagem e ajustes, a moradora do conjunto Linha Verde volta pra casa com a prótese superior; a inferior já havia sido entregue anteriormente. “Há muito tempo estava precisando repor os dentes e agora é só felicidade e alegria!”, comemorou Ivonete.
“Em Alagoinhas, nunca haviam sido dispensadas próteses dentárias pelo SUS. Fechamos esse ciclo de dispensação de próteses, que começamos em 2022, com o coração repleto de orgulho. Agradecemos a todos que contribuíram para que esse trabalho fosse executado e que acreditam que o acesso à saúde bucal resulta em dignidade e qualidade de vida aos usuários”, afirmou a secretária e Saúde do município Laína Passos.
O CEO oferta à população de Alagoinhas os serviços de odontologia não ofertados pela Atenção Básica, como estomatologia, periodontia, odontopediatria, endodontia, cirurgia bucomaxilofacial e atendimento a pacientes com deficiências.
Fotos: Rogenis Dias
← voltar
Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.