Como parte das ações do Núcleo de Prevenção e Ações Emergenciais (NPA), a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), intensificou os atendimentos às famílias afetadas pelas fortes chuvas da última terça-feira, 14. As equipes técnicas estão atuando de forma contínua para minimizar os impactos causados pelos estragos do temporal. Em parceria com a Defesa Civil e a Guarda Municipal, o trabalho inclui a identificação e o acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade, além da entrega de benefícios sociais.
“Estamos trabalhando diretamente nos locais afetados, realizando busca ativa e atendendo às demandas que chegam às nossas equipes. Fazemos visitas para identificar as reais necessidades dessas pessoas e, em seguida, encaminhamos os casos para que tenham acesso aos benefícios disponíveis”, explica a gerente de Benefícios Eventuais da Sedes, Murielle Chaves.
Entre os benefícios oferecidos estão: assistência para retirada de documentação, auxílio aluguel social, segurança alimentar com distribuição de cestas básicas (e refeições prontas), fornecimento de água potável, além de suporte social e psicológico.
“Desde a noite da terça-feira (14) acolhemos e monitoramos as 18 famílias que ficaram desabrigadas por conta da chuva. Destas, cinco já estão sendo encaminhadas para o aluguel social”, detalha Murielle.
O trabalho coordenado pelo Núcleo de Prevenção e Ações Emergenciais envolve as atuações dos agentes da Defesa Civil, da Guarda Municipal, da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), das assistentes sociais, psicólogos, agentes de limpeza e zeladoria, entre outros profissionais. As equipes estão mobilizadas desde a madrugada de terça-feira, vistoriando todas as regiões da cidade.
Acolhimento
Como parte das ações de acolhimento, a Secretaria de Desenvolvimento Social informa que o prédio do Colégio Municipal de Alagoinhas está reservado para acolher famílias que necessitem de abrigo durante as chuvas. Até o momento, nenhuma pessoa precisou ficar abrigada no colégio. Todos os assistidos estão sendo acolhidos por hospedagem em casas de parentes ou vizinhos.
“O colégio foi preparado para proteger as famílias que eventualmente precisassem de abrigo. No entanto, as pessoas atendidas decidiram permanecer com familiares ou vizinhos. Mesmo assim, todas estão sendo monitoradas por nossas equipes, e os benefícios necessários estão sendo ajustados”, informa a diretora de Proteção Social da Sedes, Leidiane Morais Rocha.
A diretora também destaca a parceria com a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) para auxiliar na limpeza de residências que ficaram inacessíveis devido à lama.
Ações preventivas
As equipes do Núcleo de Prevenção e Ações Emergenciais estão trabalhando desde o início do ano, considerando as previsões meteorológicas que indicavam chuvas intensas nestas primeiras semanas de janeiro. O prefeito Gustavo Carmo antecipou-se e mobilizou todas as secretarias para ações preventivas, como limpeza e vistorias nas áreas de risco.
Gustavo pediu a colaboração da população quanto ao descarte adequado de lixo, destacando que os detritos acumulados nas ruas podem entupir bueiros e sistemas de drenagem, agravando os alagamentos e trazendo riscos à saúde pública. “A participação de todos é essencial para mantermos nossa cidade limpa e segura”, frisa o prefeito.
A Prefeitura de Alagoinhas reforça que, até o momento, não há registro de feridos ou óbitos entre os atendidos. Em caso de emergências, os cidadãos podem entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones: 199 ou (75) 9.9974-3882 (que funciona também como WhatsApp).
← voltar
Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.