Por Mackson Viana
A história do esporte em Alagoinhas, agora passa a ter uma forte ligação com o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade, após a inauguração da Praça dos Esportes José Alfredo Menezes no último sábado (6). Pois o local onde foi construído esse espaço público livre para a população alagoinhense, ocupou a sede da Petrobrás na década de 70. Na época a empresa estatal brasileira atuava na exploração e produção de petróleo e seus derivados.
A professora e Secretária Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Alagoinhas (SECET), Iraci Gama conta sobre essa ligação histórica. “Essa área aqui já foi muito bem ocupada. Tinha um prédio onde funcionava a sede da Petrobrás Regional em Alagoinhas. Na década de 70 Alagoinhas era uma potência de petróleo terrestre. E com o passar do tempo o petróleo foi ficando escasso e na década de 80 a Petrobrás saiu desse espaço e da região. Em seguida vendeu esse terreno para a Prefeitura de Alagoinhas”, relatou.
Ainda de acordo com a secretária Iraci Gama, o Projeto da Praça dos Esportes José Alfredo Menezes foi inspirado no modelo da Praça da Juventude em Ribeira do Pombal, no agreste Baiano e depois foi adaptado às necessidades da população alagoinhense. “A Petrobrás vendeu o seu terreno para a Prefeitura de Alagoinhas e poder público municipal ficou com uma grande faixa de terra. Efetivamente nós não tínhamos um projeto para ser executado neste lugar. Mas foi no início do governo do prefeito Joaquim Neto, em 2017, que nós passamos a fazer visitas a vários lugares da cidade. Ele levava todos os seus secretários e pedia que a gente apresentasse sugestões do que fazer nesses lugares. Joaquim conheceu a Praça da Juventude, ele ficou encantado e foi assim que nós começamos a conversar sobre a possibilidade de fazer uma praça como essa em nossa cidade”, explicou.
Ainda segundo Iraci Gama, o projeto da praça foi criado pela equipe técnica da secretaria municipal de infraestrutura. “Foi neste órgão onde estão os setores e os idealizadores que fizeram o projeto. Eles pensaram em algo um pouco diferente que existe na Praça da Juventude, em Ribeira do Pombal, isso porque o nosso espaço era muito grande e permitia fazer uma coisa de maior qualidade”, completou.
Localizada na Luís Viana, uma das avenidas mais frequentadas da cidade para a busca do cuidado com a saúde ou o bem-estar do corpo, a Praça dos Esportes José Alfredo Menezes passa a ser a mais nova opção de lazer e entretenimento para os alagoinhenses, turistas e para quem mora em cidades próximas da região.
Foto:
Estrutura da Praça
Com uma estrutura de 13.000 m², a praça oferece equipamentos de academia para a melhor idade, equipamentos para crianças, um parque infantil, uma pista de atletismo de 400 metros, uma quadra de tênis de saibro, uma quadra de futebol de campo, um ginásio de esporte coberto para a prática de voleibol, basquetebol e futebol de salão. Além disso, o local possui quiosques, lugares abertos com bancos feitos de madeira, fonte luminosa, aparelhos em tubo de ferro galvanizado para ginástica, estacionamento e rampas de acessibilidade com piso tátil para ajuda portadores de deficiência visual na caminhada.
Em entrevista à equipe do Portal Folhão News, o Prefeito Joaquim Neto destaca a valorização e os benefícios do esporte para a saúde da população. “Nós entendemos que a saúde também está relacionada com o esporte. A atividade física, a caminhada, a corrida, levantamento de peso, a musculação, tudo é importante para a nossa saúde. E eu tenho certeza que se em cada ponto da cidade nós conseguíssemos colocar uma praça dessa, teríamos menos pessoas com infecção, diabetes, doenças crônicas e degenerativas”, disse.
Com recursos financeiros oriundos do Ministério dos Esportes e do governo federal, a Praça dos Esportes custou aos cofres públicos cerca de 2,5 milhões de reais e foi construída para atender a todos os públicos, desde a criança até os idosos. “Essa será uma praça para os esportes e para a integração entre as pessoas”, destacou o prefeito.