Em 2012 o município de Alagoinhas (BA) perdeu uma grande referência educacional, com o falecimento de José Alfrêdo Menezes, fundador do Colégio Dínamo, estabelecimento de ensino que começou a brotar no ano de 1976 em forma de curso pré-vestibular, por iniciativa dele e do professor Benedicto Rangel Pinheiro.
Ele nos deixou na noite do dia 17 de outubro, após um longo internamento no Hospital Aliança, em Salvador, sendo o seu corpo velado desde as primeiras horas da madrugada do dia seguinte (18) no Plenário Miguel Santos Fontes, da Câmara Municipal de Alagoinhas, e sepultado no Cemitério da Praça da Saudade, após cortejo fúnebre dos mais concorridos, missa de corpo presente e pronunciamentos à beira do túmulo de amigos, admiradores e do seu filho, o então vereador Alfredinho Menezes, representando a família enlutada.
Nascido em Alagoinhas, em 29 de julho de 1937, José Alfrêdo era filho do casal Octávia Magalhães Menezes e Ismael Luna Menezes e teve como irmãos Luís Magalhães Menezes, Orlando Magalhães Menezes, Israel Dantas Menezes, Renato Dantas Menezes, Rafael Magalhães Menezes, Joaquim Luna Menezes e Alípio Luna Menezes.
Depois do nascimento, no bairro do Teresópolis, foi residir em Pedrão até ser encaminhado a Salvador onde fez os estudos no Colégio Central.
Como empresário, iniciou suas atividades no comércio lojista criando o Mickey Lanches, point da juventude nos anos sessenta/setenta e, ao lado do sócio Raymundo Valverde, fundou a Delorme, arrojada loja de roupas que marcou época no comércio local, inclusive atraindo a preferência de grande clientela da região.
Naquela era, foi presidente da Associação Comercial, atual ACIA – Associação Comercial e Industrial de Alagoinhas.
Em 19 de outubro de 1977, fundou o Colégio Dínamo, juntamente com seu sócio e amigo Benedicto Rangel Pinheiro, estabelecimento educacional que se impôs como dos melhores do Estado, preferido pelas famílias da cidade e da região, especializado em preparar os seus alunos para os exames vestibulares e do ENEM, com altos índices de aprovação.
Em 1981, José Alfrêdo formou-se em Direito com especialização na Advocacia Trabalhista e exerceu a função de Juiz Classista naJustiça do Trabalho de Simões Filho (BA).
Na atividade comunitária, foi presidente da Associação Cultural e Recreativa de Alagoinhas (ACRA), em 1968, fundador do “Clube dos 21” e capitão do time do “Cinco da Manhã”, grupo que costumava jogar a pelada matinal em campinho existente na praça Padre Alfredo, hoje estacionamento da Catedral Matriz de Santo Antonio.
Na atividade política, disputou cargos eletivos em duas oportunidades.
A primeira em 1982 na qualidade de um dos candidatos
a prefeito pelo PMDB, observado o critério da sublegenda que vigorou na época, quando o partido lançou três candidatos: José Alfrêdo Menezes (vice: Alcides Ferraz), Walter Campos (vice: Marco Antunes) e Judélio Carmo (vice: Altino Rocha), vencedor do pleito.
A segunda em 1996 quando foi candidato a vereador pelo PMN, mesmo partido que elegeu o prefeito João Fiscina, seu cunhado.
José Alfrêdo obteve 474 votos e ficou na segunda suplência da coligação que elegeu três vereadores: Luis Carlos Barão (670 votos), Jorge Mendes (653) e Carlão Chaparral (583), cabendo a Nilton Silva Lima (556) a primeira suplência.
À época, o eleitorado era de 74.336 votantes mas apenas 54.785 compareceram às urnas.
Ainda nos anos 60, foi locutor comercial da Rádio Emissora de Alagoinhas, atual Boa FM, e atuou no magistério notabilizando-se como professor de Física, na Cenec, no Centro Integrado, no Colégio Dr. Luis Coelho (Inhambupe (BA)) e no Colégio Dínamo,
atividade que exerceu até o ano de 1997.
Como desportista, era ferrenho torcedor do Santos de Pelé e do Atlético de Alagoinhas e um dos seus hobbies preferidos era “bater papo”, “jogar conversa fora” e reunir-se com os amigos.
Sua morte repercutiu na AssemblEia Legislativa da Bahia e na Câmara Municipal de Alagoinhas , com moções de Luto e Profundo Pesar apresentadas pelo então deputado estadual Paulo Azi e todos os vereadores locais.
Sua lembrança está perpetuada na memória do Colégio Dínamo, com a inauguração do Ginásio de Esportes José Alfrêdo Menezes, em 12 de setembro de 2018, e da própria cidade, com a edificação da Praça de Esportes José Alfredo Menezes, na Rua Luiz Viana, defronte ao colégio que criou, entregue ao público em 06 de agosto último.
Empresário, professor e advogado , José Alfrêdo Menezes deixou uma família sólida e exemplar, composta pela viúva Jocelinda Fiscina Menezes, a professora Jocé, com quem era casado desde 1964, os filhos José Alfredo Menezes Filho, empresário e político com dois mandatos de vereador (2005 a 2012) e passagem por cargos no Poder Executivo, Hayara Fiscina Menezes Dias, Liz Goretti Fiscina Menezes Cerqueira e Tetzmara Fiscina Menezes Moraes, os netos Hayana, Yago, José Alfredo Menezes Neto, Drielle, Eduardo e Liz Giovanna, a bisneta Maya e grande número de parentes.
Foto: inauguração da Praça de Esportes José Alfrêdo Menezes.