15 de Dezembro de 2022, Eufrásio dos Santos “Caboquinho”, nesta data estaria completando 100 anos. Nascido no dia 15 de dezembro de 1922, em Sto Amaro da Purificacão – Ba.
Ele residiu em Alagoinhas de agosto de 1955 até dezoito de dezembro de 1994, quando faleceu aos 72 anos. Pracinha da Segunda Guerra Mundial! Conseguiu a aposentadoria especial, com o soldo de primeiro tenente do Exército Brasileiro. Os anos que viveu em Alagoinhas, foram voltados em prol da cultura do Município. Foi um dos percursores da Festa da Mocidade na Praça Sta Izabel, juntamente com Mario Boa Morte e Tiburcio Santana. Organizou as festas de final de ano, nas décadas de 60 e 70 na Praça do Macaco, ” Praça Rui Barbosa”! Apadrinhou a instalação, pela primeira vez em Alagoinhas do Parque Cacique, os proprietários Sr. Severino e D. Adelita, os quais ficaram gratos por toda uma vida.
No inicio dos Micarêtas era Caboquinho quem media os espaços no centro da Cidade para as instalações das barracas, isso também nos anos 60/70, Governos de Murilo Cavalcanti e Antonio Carneiro. Por fim foi quem criou e organizou a Associação dos Ex Combatentes de Alagoinhas e fez todo o possivél, para que viessem a participar do desfile do Sete de Setembro, por vários anos em Alagoinhas. Demonstrou amar a terra onde viveu , um grande exemplo de cidadania!
*Texto escrito por seu filho o poeta .
Jorge Amado de Alagoinhas.