A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) realizou, nesta terça-feira (31), o Planeja SUAS 2023, momento imprescindível para a definição das ações que serão realizadas durante o ano, de acordo com o orçamento disponível e o Plano Plurianual (PPA). O evento foi também o primeiro encontro do ano com todas as coordenações que compõem a Secretaria, com o objetivo final de elaborar o calendário geral das ações macro a serem empreendidas.
De acordo com o secretário Rui Costa Brito, que iniciou sua fala abordando a missão que cada colaborador tem em realizar um trabalho humanizado, o Planeja SUAS também foi uma oportunidade para que a equipe financeira da SEMAS apresentasse o orçamento disponível para o ano, a fim de nortear os planejamentos das Diretorias e Coordenações, de forma intersetorial. Ele também considerou que, embora estratégicos, os planejamento não são estáticos, “pois existem as modulações do cotidiano” e ressaltou o quão as famílias e o território devem ser levados em conta nesse propósito, “para que nossas ações sejam, de fato, aquilo que a população anseia”.
“A política de assistência social em Alagoinhas ela engloba diversas outras políticas, como a política de mulheres, de direitos humanos, de igualdade racial, dentro outras, dentro do Sistema Único. Então, quando a gente pensa em planejamento, nós temos que pensar na totalidade do indivíduo, unificando todas as diretorias para que as ações estejam alinhadas com todas as políticas setoriais, fomentando e ampliando os direitos do cidadão”, explicou o secretário,salientando que tais iniciativas estarão em consonância com a PPA e com o orçamento disponível.
A diretora de Inclusão Social da SEMAS, Leidiane Oliveira, frisou a importância do encontro, não só para elaborar o calendário de ações macro do ano de 2023, mas também para identificar o público que será beneficiado com tais ações e os recursos necessários para a materialização do que foi planejado. “Estamos trabalhando dentro de uma política pública muito importante, que é a da Assistência Social, por isso precisamos ter muito claro aquilo será desenvolvido, assim como os recursos disponíveis para tanto.
Fonte : SECOM