Um dos empresários mais tradicional e querido de Alagoinhas, o senhor José Mascarenhas Nunes faleceu em 07 de fevereiro de 2023, no hospital São Rafael, em Salvador, capital da Bahia.
Conhecido popularmente por Zé Piranha, era pai da vereadora Jaldice Nunes que nos conta muito emocionada que “ele nasceu na data 12 de setembro de 1940, em Itanagra e veio morar em Alagoinhas. O pai dele Antônio Nunes fundou a loja de tecidos São José, onde trabalhava com o irmão conhecido por Caveira, instalada ali próximo da loja Barreto.
Casou-se com Almir Lima Nunes que também começou a vida como camelô. Ela era professora, mas ajudava vendendo tecidos nas feiras livres”.
Depois ele colocou a lanchonete Bahia, onde hoje funciona a Fio Fio Modas, na esquina da Praça do Coreto.
Pioneirismo e honradez
Pioneiro e empreendedor nato, sempre foi pessoa de negócios. Gostava de comprar e vender, era daquela época que a palavra dele valia muito.
Os filhos sempre foram criados com esmero e tendo por ensinamentos os princípios e os valores ilibados e de respeito e cuidado com o próximo. “Sempre nos ensinou a cumprir o que a gente falasse e arcar com os nossos compromissos, para sermos leais, fiéis a esses princípios. Era um homem com pouco estudo, mas sábio pois passou isso para gente. Defendeu a valorização da família e como pai nunca nos deixou faltar nada.
Tínhamos muita fartura, feijão, arroz, o básico, mas sempre com amor e carinho; ali junto com a gente.
Meu pai trabalhou com minha mãe para dar qualidade de vida para os filhos, um estudo bom. O que foi preponderante para sermos quem nos tornamos hoje: Jalmir Nunes é contador, Samuel é técnico de Segurança do Trabalho, Jaldice Nunes é formada em Administração com Habilitação em Gestão de Negócios; e outra filha, fora do casamento, Natália cursou Psicologia e trabalha com crianças na clínica Integrar”, relata a edil.
Zé Piranha deixa quatro netos: Luan que é advogado, Analú, enfermeira e estudante de medicina(filhos de Jaldice); e Letícia que é farmacêutica – bioquímica e Lucas que é estudante de Administração e hoje trabalha como empresário na distribuição de Negócios Digitais(filhos de Jalmir). Também o bisneto David.
Consternação
José Mascarenhas morou por uma década com o filho Jalmir e nesses últimos anos estava morando com Jaldice Nunes.
Em 04 de março de 2022 ocorreu o primeiro internamento dele para fazer uma cirurgia no hospital São Rafael e foi diagnosticado com câncer de bexiga. De lá para cá foram sucessivos internamentos. Ele na verdade não faleceu do câncer, ficou curado por ter sido superficial e após serem feitas as raspagens, aconteceram várias outras intervenções. Há 15 dias fez nova biópsia e não tinha células cancerígenas. Mas decorrente de outras enfermidades e questão de hipertensão, ele teve vários problemas cardíacos e por último teve uma infecção pulmonar.
Estava debilitado, contraiu Covid por duas vezes, enfim ele não suportou. Nesta última quinta-feira, a família teve uma reunião com a equipe médica que comunicou estarem passando o meu pai para uma equipe de médicos paleativistas.
Na sexta-feira ele já saiu da Unidade de Terapia Intensiva e foi para a semi UTI, porque os medicamentos não faziam mais efeito.
o corpo não estava mais respondendo aos tratamentos e eles presaram pelo conforto. Graças a DEUS não sentiu dor, estava sedado, entubado, tendo ventilação mecânica, não teve nenhum tipo de sofrimento.
O velório aconteceu na sede da OSAB, às 11h, saindo para o enterro no cemitério Jardim da Saudade.
A Câmara Municipal de Alagoinhas emitiu nota pública de Luto e Pesar desejando que “DEUS console o coração dos amigos e familiares dando força para enfrentar esse momento irreparável de dor e sofrimento”.
Noêmia Alves