A Câmara Municipal de Alagoinhas, por meio do vereador Anderson Baqueiro (UNIÃO), realiza na próxima quinta-feira (30/03), às 15h, no Plenário do Poder Legislativo de Alagoinhas, uma Sessão Especial em Alusão à Campanha da Fraternidade. O tema deste ano é “Fraternidade e Fome” e o lema bíblico inspirador “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16). A sessão é fruto do requerimento nº 15/2023, de autoria do vereador e líder do governo municipal, Anderson Baqueiro.
De acordo com o parlamentar, o objetivo é promover ações conjuntas para diminuir os impactos da realidade da fome na vida da população carente da nossa cidade e de outras comunidades próximas, tendo o apoio da igreja católica, das secretarias municipais competentes nessa temática e de outros instituições parceiras.
Para o evento estão confirmadas a participação do Prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto, do Bispo diocesano de Alagoinhas, Dom Francisco de Oliveira Vidal, do Coordenador Diocesano da Campanha da Fraternidade, Tárcio Leonardo Santos Mota, da Secretária municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), Iraci Gama, do Secretário Municipal de Assistência Social (SEMAS), Rui Costa e do Secretário Municipal de Educação, Gustavo Carmo. A programação contará com a violonista Amanda Seixas, tocando hino oficial da Campanha da Fraternidade e uma apresentação cultural de percussão dos jovens da Pastoral do Menor de Alagoinhas. A Sessão será transmitida pelos canais digitais da Câmara Municipal: YouTube, Facebook e Instagram. O evento está aberto para toda a população alagoinhense.
A Fome no Brasil
Segundo levantamento feito pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil voltou ao mapa da fome, em 2015, após um ano de ter saída desse contexto social. Entretanto, de acordo com o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19, lançado em 2022, atualmente 33,1 milhões de brasileiros não têm garantida sua alimentação. Outro dado importante é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta um crescimento significativo de extrema pobreza no país. Segundo o estudo, em 2019, havia 6,5% da população nessa realidade. No entanto, as fortes restrições econômicas causadas pela pandemia foram um dos fatores que contribuíram com o aumento desse índice para 8%, chegando a representar 18 milhões de brasileiros a viver em extrema pobreza. Ou seja, essa é uma parcela da população que chega a ganhar menos de R$ 5,00 por dia (equivalente a 1 dólar).
Serviço
Evento: Sessão Especial em Alusão à Campanha da Fraternidade
Data: 30 de março
Horário: 15h
Local: Câmara Municipal de Alagoinhas
Assessoria de Comunicação
Vereador Anderson Baqueiro
(92) 9 9215-6598 – Mackson Viana – SRTE 0001009/AM