Foto: Roberto Fonseca
Em alusão ao Dia da Infância (21 de março), a Secretaria de Assistência Social (SEMAS) realizou, nesta quarta-feira (29), uma ação de prevenção a violências intrafamiliares, no Programa Integração AABB Comunidade. A iniciativa contou com a parceria da Secretaria de Educação (SEDUC), da Escola de Pais, do Conselho Tutelar e dos projetos juvenis Filhos da Promessa e Tambores Abençoados.
O CREAS e o CRAS também estavam representados durante o evento, que teve a participação de 225 crianças, além de pais e responsáveis. Dentre as atividades, aconteceram apresentações musicais e a palestra ‘A educação das crianças nas comunidades tradicionais e uma cultura de paz’, ministrada pela coordenadora pedagógica Cris Mendes, que atua na equipe técnica da SEDUC há 29 anos.
Segundo a Coordenadora da Proteção da Criança e do Adolescente, da Diretoria de Diretos Humanos SEMAS, Rita de Cássia Cerqueira, a ação teve por objetivo fortalecer os laços familiares e estimular os responsáveis pelas crianças a optarem pelo diálogo na educação de seus filhos e menores sob suas responsabilidades, “aproximando ainda mais as mães e cuidadores dos pequenos, evitando o uso de violência, com o amor cada vez mais fortalecido”. A coordenadora agradeceu ao Secretário Rui Costa Brito por oportunizar a atividade, que contou com bolo, lembrancinhas e pintura de desenhos nas faces das crianças.
David Cauã, que tem 9 anos de idade e participa do programa AABB Comunidade, revelou que ama pintar “e estou muito alegre com o evento de hoje, junto com minha família e amigos”, disse o garoto, aspirante a artista.
“Tendo em vista que a própria Constituição Federal assegura que a criança e o adolescente têm prioridade absoluta, a SEMAS reforça esse compromisso para com esse público, com uma atividade que vem nesse sentido de promover a reflexão sobre essa problemática para a sociedade, para que, de fato, essas crianças e adolescentes estejam protegidos”, salientou o Conselheiro Tutelar Ramon de Carvalho, coordenador do Colegiado I.
Paulo Rubens, diretor-presidente do Projeto Filhos da Promessa disse que “tirar a juventude da ociosidade, dando foco através da música – com aulas de bateria, violão, canto, dança, percussão – tem provocado novos futuros e diminuído também os casos de violência intrafamiliares ”.
Fotos: Roberto Fonseca
Fonte: SECOM