As ações do Abril Laranja alegraram o coração dos apaixonados pelos animais. Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente (SEDEA), a campanha trouxe para a cidade a discussão sobre os maus-tratos com os animais e conscientização da responsabilidade que todos têm com os bichos, sejam domésticos ou silvestres.
Na feira de adoção, que aconteceu no estacionamento da prefeitura, 16 pets ganharam um novo lar – 8 cães e 8 gatos – e 202,5 quilos de ração foram entregues. Ao longo do ano, a SEDEA continuará recebendo doações de ração de quem quiser contribuir com a causa; elas serão encaminhadas para a Fundação Anjos de Quatro Patas. Para doar, basta levar o alimento na sede da Secretaria, na R. Soror Joana Angélica, s/n – Centro.
Homenagem Maria Sinforosa
A abertura da campanha, no dia 13, foi numa sessão solene da Câmara de Vereadores, com a entrega da homenagem Maria Sinforosa, em reconhecimento aos defensores dos animais. A vereadora Luma Menezes, que destinou emenda de R$20 mil para a campanha, encabeçou a sessão que homenageou 30 protetores independentes de animais, indicados por ONGs e instituições que lidam com a causa animal e pelos vereadores. “Eu sempre fui muito sensível à pauta animal. Acredito que é crucial que haja uma campanha maciça de conscientização e o poder público tem grande responsabilidade na garantia de direitos e do bem-estar dos animais. Precisamos dialogar com a sociedade, para que todos saibam o que são maus-tratos, que constituem crime, e a quem acionar quando isso acontece”, defende Luma.
“Uma sessão solene, que teve participação efetiva da sociedade, com a homenagem Maria Sinforosa, uma pessoa que iniciou o trabalho de proteção aqui na cidade e plantou essa semente que hoje dá frutos, é o reconhecimento da importância desse trabalho e do apoio do poder público à causa”, afirma Bruno Fagundes, gestor da SEDEA.
Adoção, Proteção e Cuidado
Nos dias 14 e 15, o Abril Laranja seguiu com a oferta de vários serviços e orientações ao público, com stands montados no estacionamento da Prefeitura. Entre eles, havia o que disponibilizava para adoção cães e gatos abrigados pelos Anjos de Quatro Patas, fundação sem fins lucrativos que abriga e trata animais abandonados e em situação de vulnerabilidade, que recebe o apoio da prefeitura. Foram expostos 20 cachorros e 30 gatos, todos castrados e vacinados. “Os animais foram oferecidos para uma adoção responsável e o tutor deve ter a consciência do que está fazendo. Eles preencheram uma ficha de cadastro e depois de orientados, puderam levar os animais pra casa,” explica Iane Bulhões, engenheira ambiental da SEDEA.
A professora aposentada Josiane Ferreira foi a primeira pessoa a adotar um animal exposto. Ela levou pra casa uma cadelinha que ainda vai ganhar um nome escolhido pela nova tutora. “Eu gosto muito de animais, sou bióloga e sei da importância dessa iniciativa, pois tira os animais das ruas e evita que eles sofram maus-tratos. Eles também são seres que precisam de cuidados”, reconhece Josiane.
O serviço de Vigilância em Saúde, no stand da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizou a vacinação contra raiva animal, para cães e gatos a partir de três meses de idade. Como a vacina antirrábica deve ser aplicada anualmente, muitos tutores procuraram o serviço, que também é oferecido em campanhas de vacinação.
A programação incluiu duas palestras educativas para estudantes, realizadas no auditório da SEDEA. Elas foram ministradas pelo médico veterinário, da Small Pet, Dr. Eric Tarssio Souza da Silva, e pela estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária Isadora Uruga, da Limp City.
Grupos protetores de animais que apoiaram o Abril Laranja, como os Anjos de Quatro Patas, CastraDez e Cuida Bem de Mim, apresentaram e promoveram os serviços que desempenham, orientando e conscientizando o público. Empresas do ramo PET, que patrocinaram a campanha, também expuseram seus produtos e serviços.
Responsabilidade de todos
Um dos responsáveis pela campanha Abril Laranja, Edson Silva, fiscal ambiental da SEDEA, considera que é fundamental que ações como essa aconteçam nos municípios, para que seja reconhecido que o cuidado ambiental e com os animais é responsabilidade de todos. “Protagonista do Meio Ambiente é todo aquele que é vivente. Ele é responsabilidade de todos que se movem, não apenas dos poderes públicos. Enquanto seres coletivos, temos a obrigação de cuidar daquilo que nos abriga”, conclui Edson.
Fotos: Roberto Fonseca
FONTE: SECOM