A Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG), por meio do Programa Campo Forte Campo Feliz, iniciou uma série de visitas às comunidades rurais para realizar assistência técnica e coleta para análise do solo.
Para as visitas e fiscalizações das áreas, foi montada uma equipe técnica liderada pelo técnico agrícola e Zootecnista, Jean Ferraz Porto, que identificou uma série de problemas nas lavouras de hortaliças na comunidade do Saco da Lagoa. Ainda durante as analises no local, a equipe tomou as primeiras medidas de prevenção de combate às pragas, fungos e doenças com especial atenção ao coentro.
Após a análise, o técnico iniciou um processo 100% orgânico com pulverização de biofertilizante de urina de vaca que, além de defensivo agrícola, deixando as plantas mais saudáveis e resistentes a pragas e doenças, também funciona como um excelente adubo pode ser usada no tratamento de sementes, principalmente para hortaliças.
“As hortaliças pulverizadas com o biofertilizante de urina de vaca ficam mais saudáveis e resistentes a pragas como cochonilhas, pulgões, ácaros, lagartas e doenças como pinta-preta, requeima, pústula bacteriana e antracnose. O biofertilizante de urina de vaca também é rico em vários nutrientes para as plantas como: nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, ferro, manganês, boro, cobre, zinco, sódio, cloro, cobalto e molibdênio. A dosagem utilizada é de 100 ml de urina de vaca em cada 10 litros de água”, explicou o técnico agrícola.
Segundo o Diretor de Articulação, Desenvolvimento e Apoio a Agricultura Familiar, Jessé Bicodepena o próximo passo após o resultado na análise do solo, já coletado na região será a aplicação de corretivos para o solo utilizando o calcário, além da realização de cursos e palestras orientando o agricultor a combater as pragas e assim aumentar a sua produção.
Fazem parte dessa equipe o corpo de estagiários da área do Curso Técnico Agrícola.
Fonte: SECOM