Gestores e Coordenadores Pedagógicos participaram na última terça-feira (06) de uma formação para a aplicação do Projeto Majog – Matemática em Jogo. A apresentação da estratégia de aprendizagem foi realizada pelo formador da editora Movimenta, Alexandre Vieira que orientou os profissionais da Rede Municipal de Ensino detalhando como o programa será executado em sala de aula.
O Projeto Majog é uma estratégia de aprendizagem motivadora e multifacetada para ensinar e aprender de forma inovadora e eficaz.
“A utilização dos jogos sob o aspecto didático-matemático, possibilita aos estudantes um novo olhar sobre os conteúdos e abstrações matemáticas e ao mesmo tempo contribuem para que estes possam construir seus conhecimentos com mais leveza e ludicidade. Os jogos se fazem necessários no processo de ensinar e aprender visto que os mesmos contribuem para que os estudantes desenvolvam suas potencialidades no que tange ao conteúdo trabalhado pelo professor. Os jogos contribuem no desenvolvimento do raciocínio lógico matemático, sendo uma ferramenta de apoio à aprendizagem. Essa formação tem como propósito apresentar à Rede a estratégia pedagógica do MAJOG para que possamos compreender como esses jogos funcionam e qual a melhor forma de articular esse material didático no fazer pedagógico dos professores”, explicou a diretora de Ensino e Apoio Pedagógico, Suyane Pinho.
O secretário de Educação, Gustavo Carmo, que se fez presente durante a Formação, destacou a importância de estar instalando mais uma estratégia de ensino para a Rede Pública de Alagoinhas. “O MAJOG vem como um atrativo a mais no sentido de desenvolver o aprendizado dos nossos estudantes, nesse caso com relação à matemática. Ele é uma estratégia para desenvolver as capacidades e habilidades da criança para que possam ter um melhor raciocínio lógico e assim melhorar o aproveitamento”, afirmou.
Participaram da formação os gestores, coordenadores pedagógicos, equipe técnica da SEDUC e os formadores municipais do Tempo de Alfabetizar Alagoinhas. Os jogos são destinados às crianças da Educação Infantil dos Grupos 4 e 5, e para as crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A estratégia passará a ser executada no segundo semestre.
Durante a tarde, também foi realizado orientações sobre o Sistema Educacional de Aprendizagem – Minha Nova Escola com o propósito de apresentar aos coordenadores e gestores escolares os recursos da plataforma e do sistema operacional que será utilizado para o planejamento e gestão da aprendizagem na Rede Municipal de Ensino.
Foto: Roberto Fonseca/ SECOM
Fonte: SECOM